O que comer no café da manhã para garantir mais saúde!

O café da manhã é a refeição mais importante do dia! Confira algumas sugestões de alimentos e entenda o papel de cada um no funcionamento do seu organismo.

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/10/2016 às 11:25
Atualizado às 11:48

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem segue uma reeducação alimentar não deve negligenciar nenhuma refeição do dia. O café da manhã merece atenção redobrada, já que é a primeira refeição após um longo período sem se alimentar. “Durante o sono, o organismo passa muitas horas em jejum. Neste período, gastamos energia, ainda que em quantidade menor do que quando estamos acordados. Assim, é importante fazer esta reposição de nutrientes ao acordar, para que possamos desempenhar de maneira adequada todas as atividades diárias”, afirma a nutricionista Cristina Diestel.

cafe-da-manha

FOTO: Shutterstock

O jejum prolongado deixa o metabolismo mais lento, mas a ingestão do café da manhã estimula o metabolismo, auxiliando, consequentemente, na perda de peso. “Diversos estudos demonstram que pular o café da manhã está relacionado a um menor rendimento em todas as atividades diárias, físicas e mentais”, destaca a especialista. Ainda de acordo com a nutricionista, mesmo quem acorda tarde precisa se alimentar. “Neste caso e, principalmente se estiver próximo à hora do almoço, pode-se reduzir o tamanho da refeição pela metade ou menos da metade”, explica.

O que comer no café da manhã

“Um café da manhã equilibrado deve conter pelo menos uma porção de carboidratos como pães ou cereais, preferencialmente integrais; uma porção de leite ou derivados como fonte de proteína e cálcio; e uma porção de frutas ou suco, que oferece minerais, vitaminas e fibras”, lembra Cristina. É importante destacar que para saber a porção indicada para cada indivíduo, é preciso consultar um nutricionista.

mesa-cafe-da-manha-saudavel

FOTO: Shutterstock

Algumas sugestões de alimentos para o café da manhã:

  • Aveia – Considerada um alimento funcional, ajuda no controle da glicemia e do colesterol, além de fornecer muitas fibras.
  • Laranja – Como o bagaço rico em pectina, uma fibra solúvel, a fruta afasta a fome, além de fornecer vitaminas e minerais.
  • Maçã- O ideal é consumi-la com casca, pois é nela que se encontra a maior quantidade de pectina, que proporciona uma maior sensação de saciedade.
  • Iogurte – Os micro-organismos presentes no alimento colaboram para o bom funcionamento do organismo.
  • Leite desnatado – Para quem não abre mão do leite, a melhor opção é a versão desnatada, que contém menos gordura, mas preserva os demais nutrientes, como o cálcio.
  • Café – Com grande concentração de cafeína, o café acelera o metabolismo, o que favorece o emagrecimento. Evite adoçá-lo com açúcar.
  • Chia – Quando chega ao estômago a chia aumenta de tamanho e cria uma espécie de gel. A substância inibe o apetite e dá a sensação de saciedade prolongada.
  • Mamão – O poder laxativo do mamão, devido à grande presença de fibras, colabora para o bom funcionamento do intestino.
  • Canela – Por ser um alimento termogênico, a canela ajuda a aumentar a temperatura do corpo, o que acelera o metabolismo.
  • Linhaça – A presença de fibras e de um fitoestrógeno chamado lignana ajuda a controlar o apetite e a diminuir as células gordurosas no corpo.
  • Granola – O mix de frutas secas e cereais fornece nutrientes, fibras e muita energia ao organismo, com a vantagem dos carboidratos estarem na forma integral.
  • Ovo – A fonte de proteína que o organismo necessita diariamente, o ovo sacia e é fonte de vitaminas e substâncias antioxidantes.

Texto: Natália Negretti
Consultoria: Cristina Diestel, nutricionista

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.