Café com leite: entenda como funciona essa combinação deliciosa!

Café com leite é uma combinação poderosa e que faz parte da realidade de muitos brasileiros! Saiba mais sobre essas tradicionais bebidas.

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/11/2016 às 10:11
Atualizado às 11:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A combinação de café com leite é tão presente na cultura e história do Brasil que já foi empregada até mesmo dentro de outros contextos — entre 1894 e 1930, por exemplo, existia a “política do café com leite”, em que os presidentes do país eram escolhidos de acordo com os interesses das grandes oligarquias paulistas, produtoras de café, e mineiras, cuja maior riqueza estava no leite. Há ainda a gíria “café com leite”, que expressa algo ou alguém sem-graça ou insignificante. Porém, seja para o paladar ou para a saúde, essa dupla não está nada acostumada ao simples papel de figurante.

cafe-com-leite

Foto: Shutterstock

De um lado, o leite…

O benefício mais conhecido do leite para a saúde está na forte presença do mineral cálcio, que serve de principal matéria-prima para a formação dos ossos, como afirma a nutricionista Vanessa Franzen: “O leite é um dos alimentos mais ricos nesse mineral, fundamental para formação e conservação dos ossos e dentes, além da prevenir a osteoporose. É um alimento complexo e completo, que apresenta proteínas, carboidratos e gorduras, regula o sistema nervoso e aumenta a resistência a infecções”.
No entanto, um cuidado especial deve ser tomado com relação ao leite: trocar a versão integral pela desnatada. Assim, as gorduras e as calorias ingeridas sofrem uma considerável redução. Outro alerta também fica para quem tem intolerância à lactose, o açúcar do leite. Nesse caso, é preciso consumir produtos com baixa lactose. Já quem tem alergia à proteína do leite, tem de exclui-lo da alimentação.

leite

Foto: Shutterstock

… Do outro, o café

O principal diferencial do café está na cafeína, um poderoso estimulante para o organismo. Portanto, começar o dia com ele é uma boa maneira de encontrar pique para realizar todas as tarefas que virão pela frente. “O café aumenta a disposição, melhora a capacidade de trabalho física e mental, o estado de alerta, a memória e o bem-estar”, explica a nutricionista Lilian Speziali.
No caso das crianças e adolescentes que vão à escola pela manhã, seu consumo poderá proporcionar maior concentração durante as aulas — a bebida pode ser tomada no horário do intervalo, por exemplo. Por outro lado, há o receio de que possa deixar os pequenos agitados demais. Portanto, uma xícara (120ml) de café puro por dia já é o suficiente — no caso dos adultos, três xícaras diárias, ainda que a sensibilidade de cada organismo possa variar.
E, claro, evite tomá-lo no período da noite, para não ter maiores problemas com o sono. Quem já lida com insônia e ansiedade deve consultar seu médico a respeito. Assim como quem sofre de gastrite ou está tomando determinados medicamentos, pois a bebida aumenta a acidez estomacal.

café

FOTO: iStock.com/Getty Images

Juntos pode?

Os críticos da mistura de café com leite afirmam que a combinação não é indicada porque a presença do café impede a absorção do cálcio presente no leite. No entanto, não há estudos conclusivos que comprovem tal contraindicação e a maioria dos especialistas dá sinal verde para os fãs dessa dupla tão tradicional.

Tipos de Café com leite:

tipos-cafe-com-leite

tipos-cafe-com-leite-2

Texto Redação Alto Astral

Consultoria Lilian Speziali e Vanessa Franzen, nutricionistas

LEIA MAIS