ESTILO DE VIDA

Café e chocolate ajudam a memória, sabia?

Você é daquelas que sempre esquece tudo o que precisa fazer? Aposte numa dieta que inclua café e chocolate, dois aliados da memória!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 30/11/2016 às 08:25
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Com moderação, café e chocolate podem ajudar você, que vira e mexe se esquece de algo. De acordo com o neurocirurgião Eduardo Barreto, o chocolate, amargo ou ao leite, contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, ou seja, para a memória, a concentração, o raciocínio e o processamento da informação.

xícara de café perto de chocolates em forma de coração

Foto: Shutterstock.com

Como o café e o chocolate agem?

“É que o chocolate contém feniletilamina, substância que produz serotonina, neurotransmissor com função tranquilizante”, explica. Já no que tange ao café, o destaque vai para a cafeína: “ela estimula o sistema nervoso central, deixando a pessoa mais em alerta e favorecendo o processo de consolidação da memória”.

Alimentação equilibrada sempre!

Ainda segundo Barreto, o ideal mesmo é manter uma alimentação equilibrada, com frutas, verduras, grãos, peixes, azeite de oliva e vinho – ingredientes, aliás, da famosa dieta mediterrânea -, além de praticar atividades físicas regularmente (que levarão mais nutrientes e oxigênio aos neurônios) e realizar exercícios mentais, como ler um livro.

LEIA TAMBÉM: