Connect with us

O que você está procurando?

O café da manhã é a primeira refeição do dia, ou seja, é essencial para fornecer energia para o resto do dia e contribui com a sensação de saciedade.
- Foto Shutterstock Images

Café da manhã garante energia e controla a fome

O café da manhã é a primeira refeição do dia, ou seja, é essencial para fornecer energia para o resto do dia e contribui com a sensação de saciedade.

Mesmo em repouso, o organismo gasta energia. Durante as oito horas de sono, nenhum líquido ou alimento é ingerido, o que significa que o café da manhã é responsável por repor todos os nutrientes. Além disso, serve de combustível para encarar algumas horas de trabalho, estudo ou até de exercícios físicos.

“Diversos estudos mostram que pular o café da manhã está relacionado ao menor rendimento nas atividades físicas e mentais. Além disso, o café da manhã estimula o metabolismo e auxilia no controle do peso”, diz a nutricionista Cristina Diestel.

 

 

O café da manhã é ideal para dar energia ao longo do dia

Foto Shutterstock Images

 

Boas escolhas para o café da manhã

Não é só porque o café da manhã traz benefícios que é permitido comer o que quiser e o quanto quiser. Pães à base de farinha branca, queijos com excesso de gordura, bolos, biscoitos e cereais ricos em açúcar devem ser evitados. Esses alimentos elevam rapidamente a glicemia, além de favorecer o ganho de peso.

O ideal é optar pela versão integral de alimentos como pães e cereais, que além de oferecer o carboidrato, contribui com fibras, dando mais saciedade.

 

SAIBA MAIS:

Acerte no desjejum das crianças

Alimentação saudável para prevenir câncer

Aprenda uma receita de salada de frutas

 

Outra dica para um café da manhã saudável é incluir proteínas. Uma pesquisa publicada no periódico International Journal of Obesity mostrou que quem ingeriu uma refeição rica em proteínas reduziu o consumo de calorias durante o restante do dia, além de apresentar nível de glicose mais estável.

Isso porque a proteína tem um poder de saciedade maior. Pode apostar em proteínas lácteas como leite desnatado e queijo branco, e opções mais magras como mussarela de búfala e cottage. Ovos também têm uma boa quantidade de proteínas e fornecem ferro ao organismo.

 

 

Consultoria: Cristina Diestel, nutricionista

Advertisement

Estilo de vida

Yoga é uma filosofia que busca o equilíbrio entre corpo, mente e emoções, por isso é um excelente exercício para proteger contra doenças

Estilo de vida

A gordura é considerada vilã da saúde, mas ela desempenha papel essencial para organismo, pois fornece energia ao corpo e contribui com a saciedade.

Estilo de vida

Além de saboroso, o figo é uma ótima opção para proteger a saúde, pois é capaz de combater o diabetes, afastar a osteoporose e ajudar na perda de peso.

Estilo de vida

Dicas da nutricionista Patrícia Davidson para ajudar os papais a balancear as refeições das crianças e adolescentes - e evitar problemas futuros!

Estilo de vida

Dores musculares, cansaço e indisposição são alguns sintomas que caracterizam a fibromialgia, doença que gera dores nas fibras musculares.

Estilo de vida

A gravidez tardia tem crescido nos últimos anos e, apesar de ser possível, pode trazer riscos à mulher. Por isso, o ideal é procurar ajuda especializada.

Estilo de vida

Existem pessoas que apresentam intolerância à lactose, uma substância encontrada no leite e derivados. Conheça os sintomas desse problema.

Estilo de vida

A obesidade é um problema sério que pode comprometer a qualidade de vida. Por isso, a Anvisa aprovou um novo medicamento para tratar esse problema.