Cães bravos podem ser adestrados com terapias alternativas

O médico veterinário homeopata, psicanalista e mestre em saúde pública pela USP, Marcos Eduardo Fernandes, fala sobre o adestramento de cães bravos. Confira as dicas do profissional!

- Usar da força física não ajuda no adestramento de cães bravos. (Foto: Shutterstock/Pixabay Images)

Os cães são animais historicamente domesticados. Isso significa que, em maior ou menor grau, eles são adaptados para o convívio doméstico com seres humanos. Isso também implica em hábitos comportamentais, alimentares e de saúde.

Eles adquiriram características e ações que se adaptam aos hábitos humanos. Com isso, o convívio deles passou a ser pacífico podendo, inclusive, ter permitido que eles permanecessem dentro de casa.

No entanto, nem sempre esse convívio é pacífico. Algumas raças de cães têm hábitos um pouco mais selvagens e, a princípio, o contato com ambientes domésticos pode ser conflituoso. Isso tem solução. A técnica mais conhecida (e que também se aplica a outros animais de maior porte) é o adestramento. Existem profissionais treinados e preparados para este tipo de ação.

Outras técnicas são bastante utilizadas. Elas se utilizam de elementos naturais e de estímulos sensoriais nos cães em relação ao ambiente e às pessoas com quem ele convive.

O médico veterinário homeopata, psicanalista e mestre em saúde pública pela USP, Marcos Eduardo Fernandes, fala sobre o adestramento de cães bravos. Confira as dicas do profissional!

 

  • Quando não se utiliza técnicas violentas, o adestramento traz excelente resultados!
  • A castração pode ser utilizada nos cães machos, pois muito do comportamento agressivo se dá por questões do comportamento masculino, que são sempre mediados por hormônios.
  • Retirando os testículos do animal, o organismo não produzirá mais hormônios, diminuindo o comportamento dominante dos machos.
  • Quanto à agressividade dos cães, recomendo as terapias alternativas, que mais dão resultados favoráveis, especialmente: aromaterapia, terapia floral e a homeopatia, que podem inclusive serem utilizadas ao mesmo tempo.

VEJA TAMBÉM:

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência