Seu cachorro não faz necessidades no lugar certo? Descubra como mudar isso!

Você acabou de adotar um cãozinho e não sabe como ensiná-lo a fazer xixi e cocô no lugar certo? Então confira essas dicas simples para educá-lo bem!

None
Filhotes costumam gostar de rasgar papel ou jornal por conta do barulho que fazem (FOTO: Shutterstock Images)

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/04/2017 às 13:58
Atualizado às 13:37

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você acabou de ganhar um filhotinho de cachorro e não sabe o que fazer para ensiná-lo a usar o jornal ou a fralda higiênica para fazer xixi e cocô no lugar certo? Então confira um passo a passo para educar seu cãozinho e acabar com esse problema. No entanto, antes de tudo, é preciso lembrar que são apenas necessidades fisiológicas que precisam ser atendidas e os animaizinhos não sabem discernir o que é certo ou errado. Assim, nem adianta sair gritando com os pequenos!

Como ensinar os filhotes?

Primeiro, separe um espaço pequeno da sua casa ou apartamento para o filhote, como a varanda. Forre todo o chão com jornal e una as folhas com fita adesiva. Borrife um pouco de água para que o cãozinho não fique tentado a rasgá-lo por gostar do barulho. No local separado, mantenha distância entre os recipiente de água e ração e do lugar onde deve fazer as necessidades.

Uma das principais dicas de adestradores e veterinários é deixar o cachorro em uma área menor e ir aumentando o espaço devagar conforme aprende onde deve fazer xixi ou cocô, bem como se alimentar e dormir.

Cachorro correndo pelo gramado com dono ao fundo

Filhotes gostam muito de brincar, mas, nas primeiras semanas, faça isso no espaço reservado para eles dentro de casa. Só depois de tomar todas as vacinas, visite lugares externos (FOTO: Shutterstock Images)

Na segunda semana com o cãozinho, já é possível remover uma parte do jornal, no caso, o local onde resolveu dormir, e trocar por uma caminha. Você também pode tirar o papel que ficava embaixo das tigelas e manter o resto forrado. Mas relaxe porque, aos poucos, irá reduzir a quantidade de jornal conforme ele for escolhendo um cantinho para fazer as necessidades. Ah, é importante lembrar de sempre brincar com ele nesse espaço, além de levar as visitas para conhecê-lo ali. Assim, não corre o risco de inconveniências em móveis e tapetes.

Na semana seguinte, você pode deixar entrá-lo em outros espaços da casa ou apartamento. Espere que coma e faça as necessidades para, então, permitir que conheça outros cômodos. Se começar a rodar o chão cheirando, leve-o para o local forrado com jornal e só deixe-o entrar depois de ter feito as necessidades. Não esqueça de elogiar conforme for acertando. Isso é muito importante para os filhotes! E o reforço positivo funciona melhor do que as broncas.

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.