ESTILO DE VIDA

Cacau: os benefícios da fruta e do chocolate para o organismo

O cacau, usado como matéria-prima para fazer o chocolate, apresenta benefícios à saúde, pois tem estimulantes que contribuem com a atividade cerebral

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 31/03/2017 às 18:10
Atualizado às 14:56

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O cacau usado como matéria-prima para fazer o chocolate pode apresentar benefícios à saúde do organismo. É o que esclarece o médico e diretor do Instituto Dr. Barakat de Medicina Integrativa, Mohamad Barakat. Segundo ele o cacau possui substâncias antioxidantes (flavonoides) e estimulantes que podem contribuir com a atividade cerebral, bem como auxiliar no controle do humor.

Com moderação 

A forma de consumo do cacau mais comum é o “chocolate”. Mas, será que é “desculpa” para comer sem moderação? A resposta de Dr. Barakat é “não”. Segundo ele, o chocolate pode ser benéfico apenas se consumido com moderação e em sua forma mais “pura”, ou seja, com percentual de cacau em sua composição igual ou superior a 70%.
O médico ressalta ainda que, sobretudo às vésperas de datas comemorativas, como a Páscoa, por exemplo, que neste ano acontecerá no dia 16 de abril, é preciso ter atenção redobrada para não se render à diversidade de produtos oferecidos e exagerar no consumo.

Cacau faz bem para a saúde

Foto: iStock.com/Getty Images

E o chocolate?

Em grande parte, os chocolates que compõem produtos como ovos e bombons – comumente consumidos nesta época, são industrializados e compostos de uma série de ingredientes que podem ser considerados ‘antinutrientes’, como colorantes, conservantes, além de conter grande quantidade de açúcar refinado, leite (geralmente em pó) entre outros produtos que nada tem a oferecer em termos de qualidade nutricional para o organismo.
Os chocolates conhecidos como “brancos”, embora poucos saibam, também não são recomendados. Este tipo de variação do produto sequer contem em sua massa o cacau, mas sim, é feito à base de manteiga de cacau, açúcar e leite, ou seja, não têm antioxidantes e ainda são mais calóricos.

Cacau faz bem para a saúde

Foto: iStock.com/Getty Images

Texto: Assessoria de imprensa | Consultoria: Dr Mohamad Barakat

LEIA MAIS