ESTILO DE VIDA

Bulimia: entenda mais sobre esse distúrbio alimentar!

Entenda mais sobre a bulimia, distúrbio alimentar em que a pessoa não consegue aceitar o seu corpo. O problema pode levar à morte!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/12/2016 às 12:53
Atualizado às 16:03

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Caracterizado como um distúrbio alimentar, quem sofre com a bulimia tender a ingerir alimentos de forma exagerada, seguindo um sentimento de culpa, fazendo com que a pessoa provoque vômitos com o objetivo de eliminar aquilo que ingeriu. “Ao contrário da anorexia, o indivíduo se alimenta bem e, na verdade, até em exagero. Porém, para evitar engordar, o bulímico aposta em técnicas que chamamos de expurgação. Vômitos, tomar laxantes para provocar diarreia ou fazer jejum são os mais comuns”, pontua a psícologa Karina Rodrigues. Pessoas com bulimia estão sempre preocupadas com a aparência e, principalmente com o peso.

espelho-bulimia

Foto: Shutterstock

Causas da Bulimia

Assim como a anorexia, ainda não se sabe as causas da bulimia. No entanto, muitos fatores podem estar envolvidos. Cobrança da sociedade por um padrão de beleza pode ser um deles. A idolatria pelo corpo magro e a rejeição ao corpo acima do peso são fatores determinantes para os portadores dessa doença. Assim, a bulimia também é considerada um distúrbio de imagem, no qual a pessoa não consegue aceitar o seu corpo e acredita estar muito acima do peso, mesmo não estando. Isso pode levar a um quadro extremo de ansiedade que faz a pessoa se “refugiar” na comida e, ao mesmo tempo, eliminá-la por meio de vômitos ou até mesmo pelo uso de laxantes.

Principais sintomas

Para identificar o problema, alguns sinais devem ser observados. São eles:

  • Preocupação excessiva com o peso
  • Ter medo de ganhar peso
  • Comer em excesso até sentir desconforto
  • Ir ao banheiro logo as refeições
  • Fazer o uso do de diuréticos e laxantes após as refeições
espelho-disturbio-bulimia

Foto: iStock.com/Getty Images

Outro distúrbio:

Graças a uma exposição exagerada de corpos definidos e repletos de músculos esculpidos, muitas pessoas começam a fazer qualquer coisa para conquistar a silhueta dos sonhos, pagando até mesmo com o seu bem mais precioso: a saúde. Esse distúrbio é chamado de vigorexia. “É o tipo de alimentação voltada exclusivamente para manutenção de um corpo musculoso. Todas as refeições da pessoa são voltadas para esse objetivo”, fomenta Karina.

Texto: Paula Santana
Consultoria: Karina Rodrigues, psicóloga

LEIA MAIS