Bruxismo: você sabe o que é verdade e o que é mentira sobre a doença?

O bruxismo é uma doença caracterizada por ranger os dentes ou apertá-los. Dentre seus sintomas, destacam-se dor de cabeça e desgaste dos dentes.

None
O bruxismo compromete a qualidade de vida e, por isso, precisa ser tratado. Foto PureStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/05/2017 às 08:42
Atualizado às 13:45

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O bruxismo é uma disfunção caracterizada por ranger os dentes ou apertá-los. Seus sintomas envolvem problemas como desgaste e amolecimento dos dentes, dor de cabeça, zumbido nos ouvidos, ruídos na mandíbula, e dor nos músculos do rosto, nos ombros e no pescoço.

Normalmente, o especialista indica a utilização de uma placa durante a noite. Ela é feita através de um molde da arcada dentária do paciente. Esse dispositivo vai proteger os dentes, evitando o atrito deles. Além disso, se for identificada que a causa é emocional, pode ser necessário fazer um acompanhamento com psicólogos ou uma terapia alternativa indicada pelo profissional. A seguir, esclareça algumas dúvidas sobre o assunto!

1. O problema só ocorre à noite?

Mito. Normalmente, esse distúrbio ocorre durante o sono. No entanto, também existem os casos de bruxismo diurno, que é o movimento semivoluntário da mandíbula. Nesse caso, sem perceber, a pessoa costuma apertar os dentes quando está acordada.

2. O estresse causa o bruxismo?

Verdade. Os fatores emocionais são os principais causadores, no entanto, há alguns problemas odontológicos que, também, podem desencadeá-lo.

3. Bruxismo é uma doença?

Mito. Ele é considerado como um distúrbio do sono, e não uma doença.

4. Esse distúrbio também pode afetar crianças?

Verdade. E, se o problema não for tratado, no futuro, pode trazer sérias complicações na estrutura dentária dos pequenos.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.