ESTILO DE VIDA

Bruxismo: você sabia que é um problema psicológico?

Bruxismo é um problema psicológico que afeta muitas pessoas sem elas ao menos saberem. Veja quais são os sintomas e como tratar!

None
Foto Istock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/10/2016 às 20:24
Atualizado às 20:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Pode ser que poucas pessoas o conheçam, mas muitas sofrem com ele. O bruxismo é o hábito de apertar ou ranger os dentes. Pode ocorrer tanto em homens, mulheres e até crianças. “Geralmente, o paciente com bruxismo aperta os dentes durante o dia, e range os dentes enquanto dorme”, afirma a ortodontista Sheyne Sanches Bombini. O principal sintoma é o desgaste dos dentes.

Em alguns casos, pode haver a necessidade de restaurações estéticas, e dependendo da gravidade, até tratamento de canal. “A partir daí, são feitas perguntas para diagnosticar sintomas, como: fortes dores de cabeça, desconforto na região do maxilar e dificuldades na mastigação”, informa Sheyne.

mulher com dor no maxilar

Foto Istock.com/Getty Images

Segundo a ortodontista, esta doença está ligada ao stress. “Pessoas com alterações psicológicas, estressadas, nervosas, costumam apresentar o quadro”, explica. A posição incorreta dos dentes e o fechamento inadequado da boca também contribuem. Porém, de acordo com ela, quase 100% dos casos estão relacionados ao stress.

Tem cura?

Depois de diagnosticado o problema, o próximo passo é descobrir se há um motivo psicológico para que sejam tratadas as dificuldades emocionais. “Outra forma de tratamento é eliminar as tensões com relaxamento ou até mesmo yoga” aconselha Sheyne. “Já em pacientes que apresentam bruxismo por estarem em depressão ou muito ansiosas, devem usar medicamentos prescritos por psiquiatras”.]

Leia também: 

No consultório, para aliviar os sintomas provocados pelo bruxismo, existem as placas de silicone ou acrílico. Elas evitam o desgaste dos dentes e aliviam as fortes dores de cabeça. São feitas pelo dentista e usadas durante a noite, para dormir. “Se o problema estiver relacionado ao mau posicionamento dos dentes, estes deverão ser colocados na posição correta através do uso de aparelhos ortodônticos”, indica Bombini.

Consultoria Sheyne Sanches Bombini, ortodontista