Brócolis é rico em fibras e ajuda a emagrecer

O brócolis é rico em fibras, substâncias que desempenham importantes funções no organismo. Além de combater a prisão de vente, o legume ajuda a emagrecer.

None
FOTO: iStock e Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/10/2016 às 12:16
Atualizado às 11:47

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Presente em boa quantidade no brócolis, as fibras desempenham importantes papéis no organismo, melhorando as suas funções. “Elas são importantes na alimentação, porque aceleram a passagem dos produtos residuais do organismo, absorvem substâncias perigosas (toxinas) e mantêm o tubo digestivo saudável”, frisa a nutricionista Elaine Pádua. Além de ser fonte do nutriente, o brócolis conta com outro ponto positivo para quem deseja emagrecer: em 100g do alimento, são apenas 25kcal.

brocolis-cenoura-rodelas-buques-mesa-madeira

FOTO: iStock e Getty Images

Um nutriente, muitos benefícios

As fibras podem ser divididas em dois grupos: as solúveis e as insolúveis. O primeiro caso se caracteriza pela dissolução das fibras na água. Além disso, elas possuem funções diferentes em relação às insolúveis. “As tipo solúveis ajudam na diminuição do colesterol, já que têm o poder de formar um gel que permanece mais tempo no estômago, dando sensação de maior saciedade”, complementa Elaine.

Já o segundo caso se aplica às fibras que não se diluem na água. “As fibras insolúveis tornam as fezes mais macias e com maior volume, ajudando no funcionamento normal do intestino. Por promover uma melhor regularização e diminuição do tempo do trânsito intestinal, uma dieta rica em fibras insolúveis ajuda no tratamento ou prevenção da constipação intestinal”, frisa a nutricionista. No caso do brócolis, as fibras são do tipo solúveis, aquelas que geram saciedade e evitam os ataques constantes à geladeira.

brocolis-cesta-madeira-folhas-verdes

FOTO: Shutterstock

Livre das toxinas

Para que o processo de emagrecimento obtenha sucesso, outros aspectos devem ser considerados, como o acúmulo de toxinas. Elas atrapalham o funcionamento do organismo, prejudicando também os esforços de quem necessita perder peso. Para reverter essa situação, as fibras são importantes. Outro benefício oferecido pelo nutriente é a diminuição do colesterol. “As fibras solúveis, como as gomas e as pectinas encontradas em legumes e frutas, possuem propriedades mais intensas de redução do colesterol”, salienta a nutricionista.

Texto Juliana Mesqueita/Colaboradora

Consultoria Elaine Pádua, nutricionista

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.