Connect with us

O que você está procurando?

A dislexia, que é um transtorno de aprendizagem, atinge 4% da população brasileira segundo uma pesquisa do Instituto ABCD. Sheila Leal, fonoaudióloga e
- Foto: Shutterstock.com

Brincadeiras para crianças com dislexia

A dislexia, que é um transtorno de aprendizagem, atinge 4% da população brasileira segundo uma pesquisa do Instituto ABCD. Sheila Leal, fonoaudióloga e

A dislexia, que é um transtorno de aprendizagem, atinge 4% da população brasileira segundo uma pesquisa do Instituto ABCD. Sheila Leal, fonoaudióloga e psicopedagoga, explica que não existe cura para o problema, mas quanto mais cedo for detectado, melhor poderá ser trabalhado. “Existem vários tipos de dislexia, bem como diversos graus”, explica a especialista, que lembra que é possível dar um diagnóstico após dois anos do início do processo de alfabetização. Mas é possível observar a criança nos primeiros anos de vida com algumas brincadeiras e perceber indícios do transtorno. Saiba como!

 

Duas crianças e mãe brincando com blocos de números

Foto: Shutterstock.com

Cante

Sheila sugere que os pais devem começar a cantar para que seus filhos completem a música, especialmente com crianças de 4 a 5 anos. “Observe se seu filho sempre pedirá auxílio ou se chegará a completar a música sozinho”, explica.

Brinque com os números

Os pequenos de 4 a 5 anos já devem ser capazes de contar até cinco, segundo a especialista. “Conte os objetos da casa ou faça bolinhas de massinha mostrando com os dedos”, indica a fonoaudióloga. Ela explica que é preciso observar se a memorização ocorre com facilidade, especialmente da idade da criança.

Desenhe

Sheila ensina que uma das brincadeiras mais importantes na infância é o ato de desenhar. A coordenação motora e o esquema corporal podem ser identificados e trabalhados por meio de um simples desenho. “É possível desenhar no chão, no papel kraft ou na cartolina, por exemplo. Esses desenhos grandes permitem a exploração do papel. Observe também se a criança tem dificuldade em pegar o giz, canetinha ou lápis”, ensina. Os pais também podem brincar de adivinhar desenhos e verificarem se os pequenos se recusam a desenhar ou não sabem fazer objetos simples, como quadrados ou círculos.

VEJA TAMBÉM:
Famosos que têm dislexia
Dificuldades de aprendizagem
Conheça o TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

Brinque de forca

Com filhos de 6 a 8 anos, a psicopedagoga indica a importância de brincar do tradicional jogo de forca. “Ao pensar em uma palavra e oferecer uma dica simples para a criança, ela terá que pensar nas letras para descobrir”, explica. Para a especialista, é preciso prestar atenção na forma como a criança resolve o problema: “observe se ela sempre repete a mesma letra ou se fica chutando qualquer palavra”.

Brinque de rima

Dentre as músicas infantis mais comuns, quase todas possuem rimas. Sheila sugere que os pais cantem e promovam que os filhos de 6 a 8 anos completem com rimas. A fonoaudióloga destaca que nesta idade as crianças devem ter noção de como rimar.

Advertisement

Estilo de vida

Os olhos precisam da importância que você da ao resto do corpo. Alguns cuidados simples no dia-a-dia já fazem bastante diferença.

Estilo de vida

O infarto está entre as doenças que mais matam em todo o mundo. Saiba quais são os fatores de risco e como tratá-los para evitar o problema.

Estilo de vida

As maiores causas do mau hálito estão ligadas à má alimentação e problemas bucais. Confira 5 questões sobre o tema e tire suas dúvidas.

Estilo de vida

Confira nossa seleção dos cinco maiores mitos e verdade sobre esse líquido precioso chamado água e tire todas as suas dúvidas já!

Estilo de vida

O problema afeta 15% da população e está associado à dores de cabeça, nuca e até costas. Confira 5 questões sobre bruxismo e tire suas dúvidas.

Estilo de vida

A ansiedade é bastante comum, mas muitas dúvidas ainda a rodeiam. Confira 6 perguntas e respostas e tire suas dúvidas sobre ansiedade.

Estilo de vida

Algumas mulheres podem desenvolver a doença somente durante o período da gestação. Confira 8 perguntas e respostas sobre diabetes gestacional.

Estilo de vida

Alguns hábitos simples podem favorecer o sono saudável. Confira 3 dicas para adotar em sua rotina para garantir um sono tranquilo.