Brincadeiras para crianças: 19 atividades para fazer em casa

Aproveite as férias da criançada apostando em brincadeiras que incentivem a socialização, o pensamento e a imaginação!

Conheça brincadeiras para crianças que podem ser feitas em casa para animar as férias escolares
Conheça brincadeiras para crianças que podem ser feitas em casa para animar as férias escolares - Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/01/2022 às 14:30
Atualizado às 14:30

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Nesse período de férias escolares (e ainda precisando evitar algumas saídas por conta da pandemia), esqueça um pouco os aparelhos eletrônicos e aproveite o tempo em casa com brincadeiras para crianças e toda família. De forma natural e gradativa, elas incentivam a imaginação e a socialização dos pequenos, sabia?

A antropóloga e educadora Adriana Friedmann salienta que alguns jogos são o canal que as crianças têm para se expressar, compreender o mundo, apreender os seus objetivos, espaços e interagir. Ou seja, é uma forma de se comunicar umas com as outras e ter diversidade de experiências, descobrir habilidades e potenciais.

Para tentar ajudar nessa missão, preparamos uma lista com 19 atividades que vão fortalecer os laços afetivos, além de promover um desenvolvimento saudável. Confira!

Brincadeiras para fazer com as crianças nas férias sem sair de casa

Imitando bichos

Essa é para quem é fã dos animais! Cada participante escolhe um bicho que será representado por todos na sequência. Quando o escolhido for o sapo, todos devem agachar e pular bem alto, por exemplo. Além de super divertido, é um ótimo estímulo para o desenvolvimento da coordenação motora e o domínio do próprio corpo.

Mímica

Uma das brincadeiras mais amada pelas crianças, né? Em dois times, um dos integrantes deve representar, sem falar, apenas com gestos, a palavra escolhida em um sorteio pelo grupo adversário. Coloque um tempo para que cada rodada seja feita e anote as pontuações.

Estátua

Coloque uma música que vocês gostem e dancem livremente. Em um determinado momento, pare o som. A ideia é que todos parem do jeito que estão e não podem se mexer até a música voltar. A brincadeira pode até parecer simples, mas o resultado é surpreendente.

Avião

Deite no chão, apoie seus pés na barriga da criança e a levante como um avião. Faça sons e movimentos similares ao voo de uma aeronave.

Massinha natural

Em uma vasilha grande, misture um copo de farinha de trigo, meio copo de sal e meio copo de água. Em seguida, junte tudo até atingir o ponto de massinha. Você pode também adicionar corante natural, pó de giz, glitter ou tinta para colorir.

Brincadeira para crianças
As massinhas podem ser feitas com receita caseira (Foto: Shutterstock)

Origamis

A arte de origem japonesa utiliza papel dobrado para representar formas e figuras, como um avião, um barco, um chapéu, ou outras figuras mais elaboradas. Além de diversão garantida, a atividade permite desenvolver a motricidade, as capacidades manuais e a concentração.

Caixa de papelão

Essa atividade vai trabalhar a autonomia e criatividade das crianças, já que o objeto simples pode virar uma casa, um fogão e até um carro. Pode despertar também o interesse de outras brincadeiras para crianças, como acampamento e circuito de obstáculos.

Papel machê

Em uma bacia coloque papel picado, água e cola — sempre dosando as quantidades para obter a consistência de uma massinha. Molde na forma desejada, que pode ser um objeto decorativo ou um utilitário, e deixe secar. Depois, pinte para finalizar.

Carimbo na batata

Corte uma batata crua no meio e, com a ajuda de uma faca, forme o desenho desejado em uma das metades. Ah, essa parte precisa ser realizada por um adulto, ok?! Em seguida, passe a tinta na batata e carimbe o papel.

Autorretrato

Além de estimular a criatividade das crianças, contribui para que elas se conheçam melhor. Uma construção da identidade própria que explora as diferenças e semelhanças entre cada um. O autorretrato revela características físicas e psicológicas da pessoa.

Brincadeira para crianças
Uma simples caixa de papelão pode se tornar um foguete de imaginação! (Foto: Shutterstock)

Acampamento

A ideia de dormir fora da cama pode ser enriquecedora para a criança. Caso não tenha uma cabana, monte uma usando apenas lençóis, travesseiros, cobertores e algum apoio, como cadeiras ou mesa. Decorem juntos a nova “casa” e preparem-se para dormir.

Bolinha de sabão

Essa é um clássico! Coloque em um recipiente fundo um copo de água e duas colheres de sopa de detergente. Mexa e assopre a mistura com um canudo. Se quiser bolhas maiores, basta assoprar devagar.

Caçada ao tesouro

Coloque algum presente, doce ou item especial escondido dentro de casa. Escreva pistas em alguns papéis e espalhe pelos cômodos. A primeira deve levar a segunda, que leva a terceira e assim sucessivamente até chegar ao prêmio.

Sombras

Desligue as luzes de um cômodo e ligue a lanterna do celular. Aponte a luz para uma parede e, em seguida, com as mãos, imite a silhueta de alguns animais. Quem acertar mais rápido, ganha!

Mestre mandou

Nomeie alguém para ser o mestre e essa pessoa terá que ordenar que os outros imitem um gesto, animal ou atividade. Para isso, ele diz: “o mestre mandou!” enquanto os demais respondem “fazer o quê?”. O participante que não seguir a regra ou errar estará eliminado.

Brincadeira para crianças
Separe cobertores e almofadas para acampar! (Foto: Shutterstock)

Circuito com pista de obstáculos

Deixe as crianças criarem o seu próprio circuito em casa, usando sofás, almofadas, mesinhas e tudo que tiver disponível desde que não representarem perigo aos pequenos. Coloque uma música e passe pelo percurso de frente, de costas e pulando. Use a imaginação!

O chão é lava

Assim como o circuito de obstáculos, a ideia dessa atividade é incentivar a imaginação da criança. Quando todos estiverem reunidos na sala ou no quarto, espalhe alguns travesseiros, almofadas e lençóis. De repente, grite: “o chão é lava!”. Todos devem ficar em um local protegido. Quem cair, perde! É importante ressaltar com a criança que não se deve pular em vidros ou pontos altos.

Pescaria

Coloque em uma vasilha ou balde alguns clipes soltos. Dê a cada participante um cabide de arame ou utensílio com ponta curvada para cima. A proposta é pegar o maior número de clipes com o gancho, sem encostar as mãos.

Boliche

Encha algumas garrafas pet até a metade com água e organize-as em um ponto distante, como um corredor ou hall. Pegue uma bola e jogue-a em direção aos “pinos”. Vence quem derrubar mais em cada rodada.

Fonte: Adriana Friedmann, antropóloga e educadora. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.