Connect with us

O que você está procurando?

O brainstorming é cada vez mais utilizado nos processos criativos. Conheça mais sobre essa técnica e pratique agora mesmo!
- FOTO: Shutterstock.com

Entenda o brainstorming: técnica que estimula criatividade

O brainstorming é cada vez mais utilizado nos processos criativos. Conheça mais sobre essa técnica e pratique agora mesmo!

Você já ouviu falar em brainstorming? Ou entrou em alguma empresa que utiliza desse processo, e se desesperou por não saber direito do que se trata? Relaxa: esse procedimento, muito utilizado em ambientes que trabalham com processos criativos, não é nenhum bicho de sete cabeças. Entenda!

Entenda o brainstorming: técnica que estimula criatividade

FOTO: Shutterstock.com

Brainstorming: tempestade de ideias

O brainstorming (em tradução livre, tempestade cerebral) é um procedimento utilizado por muitos profissionais para criar novos projetos dentro de empresas ou em grupo. “As técnicas de brainstorming são ótimas para a geração de novas ideias e insights quando há diversidade de opiniões, clareza e entrosamento dos participantes”, afirma Andreia Rego, psicanalista e coach de desenvolvimento humano.

Ao utilizar essa técnica, é preciso pensar livremente, deixando o pensamento fluir sem julgamentos. “Conceitos de certo ou errado não devem entrar no momento inicial de brainstorming, evitando ridicularização e desconforto das pessoas envolvidas”, expõe a especialista. Fatos como agilidade na resolução dos problemas, autoridade e vergonha também devem ser eliminados para que não interrompam a produtividade criativa.

Para Murilo Gun, empreendedor autodidata, palestrante sobre empreendedorismo, criatividade, marketing viral e pessoal, “o objetivo é que as pessoas ‘vomitem’ ideias”. O foco do brainstorming é na quantidade e não qualidade. Dessa forma, não é possível julgar, já que implicaria em analisar a qualidade das ideias. Ainda de acordo com o empreendedor, julgar implicaria em fazer escolhas, e escolher é perder. “Isso parece simples, mas é meio contraintuitivo. Para que vomitar um monte de ideias, sendo que a maioria é ruim? Uma ideia boa é a soma de várias ideias medianas. E uma ideia mediana é a soma de várias ideias ruins. Por isso, as ideias ruins são importantes”, elucida.

 

Leia também:

Tenha um cérebro mais criativo!

Entenda a diferença entre intuição e criatividade

 

Texto: Érica Aguiar – Edição: Victor Santos
Consultorias: Andreia Rego, psicanalista e coach de desenvolvimento humano; Murilo Gun, empreendedor autodidata, realiza palestras empresariais sobre empreendedorismo, criatividade, marketing viral e pessoal e, atualmente, é um dos principais nomes da comédia stand up do país.

Advertisement

Estilo de vida

Se, por um lado, o uso de celulares nos ajuda na comunicação, por outro, pode afetar a saúde mental e contribuir para a ansiedade

Estilo de vida

A enxaqueca costuma atingir mais as mulheres do que os homens, mas podem ser tratadas com medicamentos. Descubra porque a doença ocorre.

Estilo de vida

Com a ajuda de especialistas, selecionamos 7 dicas bem úteis para quem quer pensar fora da caixa e ficar mais criativo. Pratique agora mesmo!

Estilo de vida

Pode até parecer que processos que envolvem criatividade dependem de intuição, mas as diferenças entre elas são grandes. Entenda!

Estilo de vida

Para esta saborosa bebida trabalhe ao máximo em prol da saúde, é preciso seguir dicas especiais durante o preparo. Aprenda a fazer o seu chá!

Estilo de vida

A salada pode ser feita com a mistura de legumes, verduras, frutas, proteínas... Descubra algumas técnicas que deixam sua refeição mais completa!

Estilo de vida

A meditação é uma técnica antiga que permite relaxar a mente e melhorar aspectos como a concentração, e ela pode ser dividida em diversos tipos.

Estilo de vida

Confira os principais motivos para os sucos frescos serem uma constante no seu cardápio diário. Também conheça as melhores opções naturais para sua saúde!