ESTILO DE VIDA

Alerta! Momo ensina crianças a se suicidarem em vídeos infantis

Boneca Momo volta a aparecer em vídeos infantis e ensina crianças a se suicidarem; entenda o que está acontecendo e como evitar

None
Foto: Reprodução/Instagram/@noticiasosasco

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/03/2019 às 10:31
Atualizado às 16:29

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Momo voltou a aparecer em vídeos infantis e, desta vez, ensinando crianças a se suicidarem. A boneca Momo interrompe um vídeo bastante popular de uma criança brincando com slime e mostra  instruções passo a passo de como cortar os pulsos.

A denúncia foi feita pela revista Crescer, que inclusive entrevistou pais de crianças que assistiram aos vídeos. O YouTube, porém não reconheceu a reaparição da boneca Momo.

Em nota, o YouTube comentou sobre o assunto: “Muitos de vocês compartilharam suas preocupações conosco nos últimos dias sobre o Desafio Momo — prestamos muita atenção nisso. Depois de muita análise, não vimos nenhuma evidência recente de vídeos promovendo o Desafio Momo no YouTube. Vídeos incentivando desafios prejudiciais e perigosos são claramente contra nossas políticas, incluindo o desafio Momo. Apesar dos relatos da imprensa sobre esse desafio, não tivemos links recentes sinalizados ou compartilhados conosco do YouTube que violem nossas Diretrizes da comunidade”.

Além disso, o YouTube confirmou que este tipo de conteúdo não é permitido no YouTube Kids: “É importante notar que permitimos que os criadores discutam, denunciem ou instruam as pessoas sobre o desafio / personagem Momo no YouTube. Vimos capturas de tela de vídeos e / ou miniaturas com eles […] Essa imagem não é permitida na aplicação YouTube Kids e disponibilizamos garantias para a excluir do conteúdo no YouTube Kids.”

Momo foi criada a partir de uma escultura de um artista plástico japonês. No ano passado, a personagem repercutiu na internet com o “Desafio Momo” em que incitava roubo de informações pessoais, automutilação e suicídio.

Boneca Momo: como orientar as crianças

É importante que os pais conversem com seus filhos sobre este tipo de conteúdo, orientando-os a não conversar com estranhos, mesmo que seja pela internet, e que fiquem sempre de olho nos vídeos assistidos pelos pequenos.

LEIA TAMBÉM:

TAGSMOMO