Confeitaria: conheça os modelos de bicos e aprenda a usá-los

Conheça os diferentes modelos de bico para confeitar e aprenda a usá-los do jeito certo! Você vai ver que o acabamento que faz toda a diferença.

None
FOTO: Shutterstock

por Lirian Coelho
Publicado em 17/10/2016 às 13:32
Atualizado às 14:20

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A sabedoria popular diz que “comemos com os olhos” e, para quem faz bolos para vender, essa frase nada mais é do que a pura realidade! E para quem está começando e quer se aventurar em decorações criativas, separamos alguns modelos de bicos para confeitar sem erros! Aos poucos, você pode variar e apostar em estilos mais elaborados e diferentes!

mesa de festa com bolo decorado com glacê azul, cupcakes de massa de chocolate com glacê azul e topers

FOTO: Shutterstock

Perlé: com o clássico formato arredondado, ele é ideal para montar decorações mais simples. Esses bicos deixam o trabalho de escrever e fazer rendas mais fácil. No mercado, você encontra os bicos perlé em várias numerações, que correspondem à sua abertura. Os com o furo maior são perfeitos para a decoração. Os com o furo menor, auxiliam na hora de rechear.

Folha: uma opção que vai lhe render decorações incríveis! Como esse bico imita o formato de uma folha, ele está disponível no mercado em vários modelos. Quando for decorar seu bolo com esse bico, preste atenção à pressão que você faz no saco com a cobertura. Assim, você controla a forma e profundidade que o desenho terá.

Pétala: ainda na onda da natureza, já imaginou decorar um bolo de casamento juntando folhas e pétalas criando lindos florais? Então, esses bicos vão te ajudar nesta missão! Eles estão disponíveis em diversos modelos que reproduzem o formato de vários tipos de flor. Com eles você consegue fazer desde pétalas, até arcos e decorações com efeito drapeado e plissado.

bicos de confeitar bolo, seis tipos: perlé, folha, pétala, flor, pitanga, serra

FOTO: Divulgação Wilton

Flor: você viu as opções anteriores, mas ficou em dúvida e prefere ter um bico que facilita ainda mais na decoração? Não se preocupe, o bico flor é para isso! Eles variam com aberturas mais abertas e fechadas, são divididos entre pequenos, médios e grandes, e agilizam a produção de flores! Excelentes para enfeites menores e mais delicados.

Pitanga: um dos preferidos e campeão de vendas, tem esse nome por seu formato lembrar a fruta. Com esses bicos você consegue modelar estrelas, flores, conchinhas e o que mais sua imaginação permitir! Os bicos pitanga são divididos em dois grupos: os abertos que variam mais de tamanho e desenham com relevos mais leves, e os fechados que são menores e desenham com relevos mais fundos e precisos.

Serra: um bico especial para decorações mais rústicas! Assim como os outros modelos, ele também é dividido por numeração que corresponde ao seu tamanho. Com a abertura é dobrada, um dos lados é serrilhado e o outro é liso. Com os bicos desse formato, você consegue fazer os lindos “bolo cesta”, além de desenhar fitas e ondulados fantásticos!

LEIA MAIS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.