Aposte na bicicleta para emagrecer de forma divertida

Uma boa solução para quem deseja perder peso é apostar na bicicleta, um veículo que ajuda a detonar os quilos a mais e serve como alternativa ao carro

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/11/2016 às 12:24
Atualizado às 11:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Se a falta de tempo é um dos motivos para você não incluir a prática de alguma atividade física em sua rotina, que tal exercitar-se enquanto vai de casa para o trabalho, faculdade ou fazer compras? Uma boa solução é apostar na bicicleta, um veículo que ajuda a detonar os quilos a mais e serve como alternativa ao carro, que tem de encarar congestionamentos e polui o ar que a cidade respira.

mulher-bicicleta-capacete-esporte-ar-livre

FOTO: Shutterstock

Porque é bom andar de bicicleta?

A questão ecológica e da mobilidade urbana é só um item a mais naquilo que a bicicleta tem de principal: ser uma forma prazerosa de se praticar esportes e — por que não? — entrar em forma. “A maior parte das pessoas pedala em um ritmo que faz com que a atividade seja predominantemente aeróbica, ou seja, de intensidade mais baixa e possível de ser executada por longos períodos de tempo. Isso significa que envolve grandes grupos musculares em atividades dinâmicas, que resultam em aumentos substanciais na frequência cardíaca e no gasto energético”, descreve o educador físico Rodrigo Luiz Vancini.

homem-bicicleta-pedalando-estrada-dia

FOTO: iStock e GettyImages

Dicas importantes

Por acaso pintou vontade de subir o quanto antes em uma bicicleta? Só não se esqueça de tomar os devidos cuidados para evitar acidentes:

  • Não são muitos os equipamentos de proteção a serem usados por ciclistas. No entanto, o capacete, principal deles, é fundamental. Mesmo uma queda ou choque mais simples podem se tornar acidentes graves quando uma pancada acerta a cabeça. Sendo assim, não dê chance para o azar.

  • Está se tornando cada vez mais comum pedalar em grupo. E nisso a internet tem um importante papel, oferecendo a possibilidade de pessoas que não se conhecem pessoalmente combinarem um horário e trajeto para pedalarem juntas — inclusive, por trilhas fora do espaço urbano. Uma rápida pesquisa nos sites de busca ou redes sociais e você encontra outros amantes do ciclismo.

  • A garrafa de água deve ser sua companhia inseparável. Nos dias de calor (e mesmo nos dias de frio) não deixe de se hidratar. Também evite pedalar logo após o almoço, jantar ou algum tipo de refeição mais pesada, para não prejudicar a digestão.

Texto Redação Alto Astral

Consultoria Rodrigo Luiz Vancini, educador físico

LEIA TAMBÉM: