ESTILO DE VIDA

Aposte na bicicleta contra problemas cardiovasculares!

Você conhece os benefícios da bicicleta contra problemas cardiovasculares? A prática é capaz de prevenir infarto, além de controlar o colesterol e os triglicérides.

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Além de divertido, andar de bicicleta ajuda na saúde do coração! FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/04/2018 às 13:17
Atualizado às 17:02

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Pedalar por cerca de 30 a 60 minutos melhora o condicionamento físico, ajuda a combater o estresse e previne doenças como hipertensão, colesterol alto e infarto. Além disso, um estudo feito na Escócia (pela Universidade de Glasgow), ressalta a importância da bicicleta contra problemas cardiovasculares. Segundo a pesquisa, a “magrela” diminui em 45% o risco de desenvolver doenças cardíacas.

A explicação 

Esse tipo de exercício, além de aumentar a resistência, ajuda na distribuição de oxigênio para o sistema cardiovascular, regulariza os níveis de colesterol e triglicérides, e melhora o sono. Vale ressaltar que a bicicleta é ideal para quem está começando a realizar atividades físicas, pois não necessita de muito esforço.

De acordo com o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Elcio Pires Júnior, a prática fortalece de diversos músculos do corpo, portanto, com acompanhamento é totalmente benéfica. “São diversos os pontos positivos entre a bicicleta e a diminuição do risco de ataque cardíaco, equilíbrio da pressão arterial e aumento da sensibilidade à insulina”, explica.

As vantagens da bicicleta contra problemas cardiovasculares são inúmeras. Portanto, aposte no exercício!

As vantagens da bicicleta contra problemas cardiovasculares são inúmeras. Portanto, aposte no exercício! FOTO: Shutterstock

Atenção aos detalhes

Para aproveitar as vantagens da bicicleta contra problemas cardiovasculares, é preciso fazer uma avaliação médica e passar por um período de adaptação que pode durar até 12 semanas. “É um exercício que pode ser praticado por qualquer pessoa, já que não oferece grandes impactos ao corpo”, explica Elcio.

Antes de começar o exercício é preciso fazer ajustes na bicicleta, evitar os exageros e não se esquecer de manter coluna e abdome eretos, sem forçar as articulações. A prática dessa atividade, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), deve ser feita semanalmente por duas horas e meia. Entre os benefícios que gera ao coração, dá sensação de bem-estar, o que previne várias outras doenças.

Consultoria Elcio Pires Júnior, cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular

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