Berinjela: saiba por que ela ajuda a queimar os quilinhos a mais

Se você está querendo perder alguns quilos, aposte na berinjela. Ela ajuda a combater as gorduras, é rica em vitamina A e C!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/10/2016 às 10:46
Atualizado às 11:48

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Sabia que as fibras encontradas na berinjela ajudam na perda de peso? É que elas são capazes de favorecero trânsito intestinale estimular a sensação de saciedade. Assim, fazem com que a fome demore mais para aparecer. Outras vantagens das fibras são que elas auxiliam na redução da absorção de gordura e combatem prisão de ventre. “Essas substâncias têm uma participação interessante na redução do colesterol. Além disso, estudos recentes mostraram que a berinjela tem uma ação benéfica na baixa da concentração de ácido úrico corporal”, conta a nutricionista Marcela Sansone.

Berinjela rodelas folhas

Foto: Shutterstock

Rica em água

Outro fator aliado do emagrecimento é a ação diurética que o vegetal apresenta. Por ser composta por bastante água, ela ajuda a desinchar e a combater a retenção de líquidos. Ou seja, são mais pontos para a perda de peso! Todos esses benefícios podem ser aproveitados de diversas maneiras. O importante é adicionar logo esse legume pouco calórico e muito nutritivo ao seu plano alimentar, independentemente da forma de consumo: em pó, suco, água ou como ingrediente dos mais variados pratos, desde que sejam saudáveis.

Fonte de benefícios

A berinjela ainda tem em sua composição diversos nutrientes importantes para manter a boa forma. É o caso do cálcio. O mineral tem o poder de frear a absorção de gordura vinda dos alimentos, pois bloqueia enzimas envolvidas na formação dos adipócitos, células que armazenam gordura. “Apesar da fama do leite e seus derivados, o cálcio dos vegetais possui maior biodisponibilidade e são tanto ou mais ricos em cálcio do que a bebida”, comenta a nutricionista Greice Caroline Baggio. Já o potássio – outro nutriente encontrado na berinjela – estimula a produção da bile, impedindo que a gordura abdominal seja estocada.

Dose diária

Não é preciso se fartar de berinjela para conseguir obter os efeitos benéficos do legume. “Escolher entre in natura, farinha ou em forma de chá e fazer disso um hábito diário é a melhor escolha”, recomenda Marcela. Por exemplo: se tiver feito um chá para consumir ao longo do dia e preparar uma berinjela refogada no almoço, não será considerado um excesso.

Texto: Larissa Tomazini

Consultoria: Greice Caroline Baggio e Marcela Sansone, nutricionistas

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.