Connect with us

O que você está procurando?

Incluir a berinjela na dieta não traz benefícios apenas para a forma física, mas também para o bom funcionamento do organismo e a saúde de maneira geral
- Foto: iStock.com/Getty Images

Berinjela na dieta: ela age contra a prisão de ventre e atua na prevenção de doenças

Incluir a berinjela na dieta não traz benefícios apenas para a forma física, mas também para o bom funcionamento do organismo e a saúde de maneira geral

Rica em fibras e com 90% de água em sua composição. Essas são duas características marcantes que fazem da berinjela uma grande aliada para combater a prisão de ventre, problema que atinge mais de 20% da população brasileira, inclusive as mulheres. Mas os benefícios dessa hortaliça para a saúde não param por aí. Estudos mostram que ela tem ação benéfica na redução da concentração de ácido úrico corporal, na redução do colesterol e na prevenção de doenças como o câncer. Sem contar que é uma poderosa amiga na luta para o emagrecimento. Gostou? Inclua a berinjela na dieta e saiba mais sobre os importantes benefícios desse alimento que, além de fazer você emagrecer, estimulará o funcionamento do seu aparelho digestivo e colaborará para a saúde dos seus olhos, ossos, articulações, coração e vasos sanguíneos.

Benefícios de incluir a berinjela na dieta:

Prisão de ventre

De acordo com a nutricionista Marcela Sansone, a berinjela torna a vida de quem tem o intestino preso mais fácil. O motivo? É pelo fato de as fibras e a água aumentarem o volume do bolo fecal e o peristaltismo intestinal. Além disso, o alimento possui vitamina B6, que auxilia na produção das fibras insolúveis. “Elas possuem capacidade de reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue, além de promover o bom funcionamento intestinal, atuando na limpeza do sistema digestivo. A berinjela ajuda a reduzir a concentração de ácido úrico no organismo que, em excesso no sangue, se acumula em forma de cristal e provoca dores nas articulações”, explica a nutricionista Paula Fernandes Castilho.

Reduz o colesterol

O roxo da berinjela não é apenas uma cor ou detalhe. A casca colorida revela um poderoso antioxidante, a antocianina, composto que previne a inflamação, o câncer e o dano em vasos sanguíneos, além de ser excelente para o sistema circulatório, evitando problemas cardíacos e inibindo a formação de coágulos. “Entre os vários fitoquímicos, a antocianina, pigmento responsável pela coloração preta, vermelha e azulada de diversos alimentos, e presente na casca da berinjela, vem sendo associada à redução da oxidação do colesterol ruim (LDL), prevenção da agregação plaquetária, do câncer e de infecções do trato urinário”, aponta Luana Vasconcelos, nutricionista clínica e funcional. Mas, para controlar o colesterol, o indicado é associar o consumo da berinjela à atividade física. “Em relação à redução do colesterol total, existem estudos controversos, uns positivos e outros negativos. Por isso, é sempre interessante incrementar a dieta com vários alimentos. O meu ponto de vista é que, em algumas pessoas, a berinjela realmente ajuda a controlar o colesterol, mas ela sozinha não faz milagres. Então, uma dieta controlada e a prática de atividades físicas fazem parte do pacote todo”, ressalta a médica ortomolecular Tamara Mazaracki.

Detergente

Incluir berinjela na dieta é uma ótima opção, já que ela possui um elemento chamado saponina, que age como detergente no organismo. “Essa substância tem o poder de quebrar as moléculas de gordura presentes no sangue e impedir o organismo de absorvê-las. Por ser cheia de compostos fenoicos, substâncias antioxidantes, permite com que a berinjela reduza os radicais livres, que atacam as células”, define a nutricionista Paula.

Diurética

Ela também aumenta a produção de urina, estimulando a capacidade de filtragem dos rins. Seu consumo convém em caso de litíase renal (cálculos), edemas (retenção de líquidos), hipertensão arterial e afecções cardíacas. Além disso, ela ativa a função biliar, favorecendo a eliminação da bílis, assim como a produção de suco pancreático, sendo ótima para quem sofre de indigestão.

Como consumi-la?

Segundo a nutricionista Luana, a berinjela pode ser preparada de forma cozida, assada, frita, grelhada, em conserva e também pode ser usada no preparo de diferentes pratos como patês, tortas, saladas, lasanhas, entre outros. “Lembrando que, devido à sua consistência esponjosa, ela absorve muito óleo para si quando frita. Além disso, antes do preparo, deve ser bem higienizada e, preferencialmente, cortada imediatamente antes de começar o seu prato. Sempre que possível, use a berinjela com casca e em pedaços grandes, para minimizar a perda de nutrientes. Evite o tempo prolongado de cozimento em altas temperaturas, reduzindo, assim, a perda das vitaminas hidrossolúveis”, aconselha a nutricionista. O ideal é consumir até 200g de berinjela por dia.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Marcela Sansone, nutricionista; Paula Fernandes Castilho, nutricionista; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular, Luana Vasconcelos, nutricionista clínica e funcional Fonte: Livro O Poder Medicinal dos Alimentos, de Jorge Pamplona

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Moda & Beleza

Sabia que a cor da roupa influencia se o look está elegante? Saiba que algumas são ideais e deixam o look sofisticado! Descubra quais são essas cores!

Receitas

Aprenda a preparar esta receita fácil de Pudim de iogurte grego com calda de morango! É uma opção prática, versátil e deliciosa!

Estilo de vida

Mais do que uma simples coroa: descubra porque o abacaxi é considerado o "rei da saúde" através de sucos que deixam seu organismo blindado!

Receitas

Confira esta receita de Galinhada da fazenda! É uma opção prática, versátil e que rende 6 porções! Todos vão poder experimentar!

Moda & Beleza

Quer chegar aos 70 linda e jovem? Veja dicas infalíveis de maquiagem para pele madura que podem transformar a aparência e disfarçar imperfeições

Receitas

Experimente fazer a delícia Miniquiche de calabresa e queijo coalho, que além de gostoso, fica lindo e pode ser servido para as visitas como lanche da tarde

Receitas

Torta aberta de carne moída e queijos é deliciosa, fácil de fazer e rende oito porções, experimente fazer e receba diversos elogios

Receitas

Aprenda como preparar esta receita irresistível de Pudim de Nutella® decorado com chantilly e faça em casa para a sobremesa!