Berinjela: as melhores maneiras de consumir esse ingrediente

Você sabia que existem diversas formas de consumir a Berinjela? Descubra quais as maneiras mais comuns e que continuam oferecendo os principais nutrientes

None
FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/11/2016 às 13:07
Atualizado às 11:58

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Por conter muita fibra, a berinjela aumenta o volume do bolo fecal, ajudando a combater a prisão de ventre e outros males. “As fibras também têm uma ação interessante na redução do colesterol”, explica a nutricionista Marcela Sansone. Conheça outras vantagens de consumir esse legume nas mais variadas versões!

De olho na farinha!

Quando consumida dessa forma, a berinjela auxilia no processo de emagrecimento, pois contém pectina – uma fibra solúvel que forma um gel no estômago –, o que fornece maior saciedade. “A pectina reduz a absorção de carboidratos e isso evita o pico de insulina que leva a uma queda brusca da glicose no sangue, reduzindo a vontade de beliscar entre as refeições”, diz Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular.

berinjela-farinha

Foto: Stela Handa/Colaboradora | Produção: Stela Handa/Colaboradora

E o suco?

Parece estranho beber suco de berinjela? Pode não ser muito comum, mas o que grande parte das pessoas não sabe é que essa bebida tem função diurética e, com isso, facilita o processo da eliminação da gordura corporal. E ainda ajuda o intestino a trabalhar melhor! Vale misturar a berinjela com algumas frutas, como a laranja.

suco-berinjela

Foto: Stela Handa/Colaboradora | Produção: Rosa Kloser e Zulmira Fátima dos Santos/Colaboradoras

Água de berinjela

Essa bebida é rica em fibras e vitaminas, tornando-se uma ótima aliada para quem deseja perder peso. A ingestão desse líquido prolonga o período da digestão dos alimentos, o que faz o organismo trabalhar mais, ou seja, aumenta o gasto calórico. É indicado que a água de berinjela seja consumida em jejum e para fazer é simples: corte uma berinjela média com casca em rodelas e coloque os pedaços em 1 litro de água. Depois, é só levar a geladeira e beber quando estiver gelado.

Cápsula

Uma forma bem prática de adquirir os benefícios da berinjela sem precisar “arregaçar as mangas” e prepará-la em diversas receitas, é investir nas cápsulas. Fonte de fibras, elas são uma opção para quem não gosta do gosto do legume e quer praticidade. Há vários tipos de suplementos disponíveis no mercado, normalmente encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais. A quantidade que deve ser ingerida varia de acordo com cada produto, por isso, atente-se às instruções no rótulo.

berinjela-chips

Foto: Shutterstock

Chips de berinjela

Existe alguma alternativa mais saudável que a famosa batata frita – e que conserve o mesmo aspecto? Apesar de parecer estranho, a resposta é sim! São os chips assados no forno, secos ao sol ou desidratados. Assim, é possível evitar o óleo e ganhar mais saúde. Esse tipo de alimento pode ser feito com vários ingredientes, inclusive a berinjela!

Texto: Natalia Negretti
Consultoria: Marcela Sansone, nutricionista; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular

LEIA MAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.