Saiba como a berinjela previne doenças cardiovasculares!

Você sabia que a berinjela previne doenças cardiovasculares? Saiba de que maneira o vegetal age afastando esses problemas!

None
Você sabia que a berinjela é uma forte aliada da saúde contra as doenças cardiovasculares? O vegetal é capaz de diminuir os níveis de colesterol do sangue e afastar diversos problemas de saúde! FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/04/2017 às 12:33
Atualizado às 13:42

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A primeira das vantagens do legume para o coração está na capacidade de controlar os níveis de colesterol. “Ele é um tipo de gordura que se encontra ligado à proteínas, presente na corrente sanguínea. As proteínas mais importantes são LDL (lipoproteína de baixa densidade) e HDL (lipoproteína de alta densidade). Trata-se de uma composição de hormônios que atua na cicatrização e em reservas energéticas, formando uma camada gordurosa. É produzido pelo fígado, através da ingestão de alimentos com componentes gordurosos”, esclarece o cardiologista Américo Tângari Junior. Saiba de que maneira a berinjela previne doenças cardiovasculares e proteja seu coração!

berinjela previne doenças cardiovasculares!

Você sabia que a berinjela é uma forte aliada da saúde contra as doenças cardiovasculares? O vegetal é capaz de diminuir os níveis de colesterol do sangue e afastar diversos problemas de saúde! FOTO: iStock.com/Getty Images

Taxas ideais de colesterol

Confira o que uma pessoa saudável deve apresentar:

Colesterol total: até 200mg/dl.

LDL: abaixo de 130mg/dl. Alguns especialistas indicam um nível menor do que 100mg/dl e do que 70mg/dl para quem tem doença cardíaca.

HDL: maior do que 40mg/dl para homens e acima de 50mg/dl para mulheres.

Alimentação como base, sempre!

Sendo assim, alimentos antioxidantes, responsáveis por impedir a ação dos temidos radicais livres, são capazes de evitar o acúmulo de gordura. Outro segredo da berinjela está na presença da substância antocianina em sua casca, como explica a nutricionista Luana Vasconcelos: “Os fitoquímicos (compostos bioativos presentes naturalmente nas frutas e vegetais) vêm sendo largamente estudados pelas ações protetora e antioxidante que desempenham. Diferentes estudos mostram a relação inversa entre o consumo de uma alimentação rica em frutas e vegetais e a ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis. Dentre os vários fitoquímicos, a antocianina, pigmento responsável pela coloração preta, vermelha ou azulada da casca da berinjela, vem sendo associada à redução da oxidação da LDL, prevenindo a formação de placas de gordura no sangue, além de ajudar no combate ao câncer e de infecções do trato urinário”.

Texto: Larissa Tomazini

Consultoria: Américo Tângari Junior, cardiologista; Luana Vasconcelos, nutricionista

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.