Connect with us

O que você está procurando?

A berinjela é conhecida pelos seus benefícios à saúde, como prevenir o diabetes. A boa notícia é que você pode cultivá-la na sua própria casa!
- FOTO: Shutterstock

Berinjela: aprenda como plantar em casa!

A berinjela é conhecida pelos seus benefícios à saúde, como prevenir o diabetes. A boa notícia é que você pode cultivá-la na sua própria casa!

Contendo poucas calorias, muitas fibras, minerais diversos e vitaminas superpoderosas, a berinjela é ideal para proteger a sua saúde. “Ela também se destaca por apresentar uma grande quantidade de água, essencial para manter o corpo hidratado e favorecer as reações químicas nas células corporais, sendo fundamental para manter o corpo saudável”, afirma a nutricionista Robena Molinari.

Já imaginou consumir esse legume fresquinho, sem pagar nada por ele e, de quebra, livre de agrotóxicos? Aprenda como plantar essa delícia em casa e aproveite os benefícios!

 

A berinjela pode ser plantada em hortas caseiras

FOTO: Shutterstock

 

Para plantar sem erro!

Adubação: o solo ideal para o plantio da berinjela deve ser revolvido, destorroado e adubado, com adubo orgânico ou químico.

Irrigação: regue regularmente. Para saber se a planta precisa ou não de água, verifique a umidade da terra com os dedos. Durante o verão, é necessário regar a planta mais vezes em um só dia.

 

SAIBA MAIS:

Sabia que a sálvia pode ser cultivada em casa

Horta em casa: aprenda a cultivar temperos

7 ervas porretas para tudo!

 

Luz: o ideal é expor a planta ao sol diariamente, por até cinco horas.

Poda: realize a poda sempre que necessário, retirando os galhos e folhas secas.

Época do plantio: a planta se desenvolve bem em regiões de clima tropical e subtropical. O ideal é realizar o plantio durante a primavera, verão ou outono, já que a planta não suporta frio intenso ou geadas.

Colheita: os frutos poderão ser colhidos de três a quatro meses após o plantio.

 

Berinjela no conforto do lar

Você vai precisar de alguns itens para cultivar a berinjela em casa. Confira!

 

Vaso: um de cerâmica com, no mínimo, 30cm de profundidade.

Cinasita: faça uma camada no fundo do vaso com as pedrinhas de argila, que servem para drenar a água.

Manta bidim: disponha-a sobre a camada de argila, dessa forma evita-se que os nutrientes do solo escoem completamente durante as regas.

Terra: preencha o vaso até um pouco mais da metade com terra enriquecida de compostos orgânicos.

Muda: prático, esse item pode ser encontrado em lojas de produtos agrícolas.

Bambu: ele dará sustentação ao vegetal, que deve ser amarrado cuidadosamente à haste.

Regador e tesoura de poda: eles também serão essenciais para realizar os cuidados básicos que a planta necessita.

 

 

 

Texto Paula Santana

Consultoria Robena Molinari, nutricionista

Advertisement

Estilo de vida

O essencial para evitar o diabetes é educar seu filho a ter uma alimentação saudável; quem já tem a síndrome deve controlar bem o que se come é fundamental

Estilo de vida

Para quem sofre com o glúten, cortá-lo do cardápio é obrigação. E para quem pensa que não, é possível substitui-lo por outros alimentos, até mais saudáveis.

Estilo de vida

A dança é uma opção divertida para quem não sente atração por academia, mas quer deixar o sedentarismo de lado. Veja os benefícios de cada estilo!

Estilo de vida

Além dos tratamentos convencionais para diabetes, existem alguns feitos com ervas, que podem complementar o tratamento. Confira alguns exemplos.

Estilo de vida

Às vezes a única saída é aprender conviver para amenizar os sintomas da doença. Para quem sofre com o diabetes, confiras algumas dicas.

Estilo de vida

A toxoplasmose já foi conhecida como "doença do gato", mas a falta de cuidado com a alimentação é uma das principais causas dela. Saiba mais!

Estilo de vida

Está sentindo dor nas costas? Confira o que pode ser! Entenda as causas, sintomas e tratamentos e viva com mais qualidade de vida sem esse problema!

Estilo de vida

Lúpus: a doença autoimune que afeta famosas como Astrid Fontenelle, Lady Gaga e Selena Gomez. Entenda os sintomas e conheça tipos de tratamento!