Berinjela: sua aliada na academia e na dieta!

Fique por dentro dos benefícios que o consumo da berinjela pode trazer para seu treinamento! São inúmeras as melhorias ao incluir esse legume no cardápio

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/11/2016 às 13:01
Atualizado às 11:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Sabia que as fibras encontradas nesse legume ajudam na perda de peso? É que elas são capazes de diminuir o tempo de trânsito intestinal e estimular a sensação de saciedade. Assim, fazem com que a fome demore mais para aparecer. Outras vantagens das fibras é que elas também ajudam na redução da absorção de gordura e estimulam o funcionamento do intestino. “Essas substâncias têm uma participação interessante na redução do colesterol. Além disso, estudos recentes mostraram que a berinjela teve uma ação benéfica na redução da concentração de ácido úrico corporal”, diz a nutricionista Marcela Sansone.

berinjela-academia

Foto: Shutterstock

Rica em água

Outro fator aliado do emagrecimento é a ação diurética que a berinjela apresenta. Por ser composta por bastante água, ela ajuda a desinchar e a combater a retenção de líquidos. Ou seja, são mais pontos para a perda de peso! Todos esses benefícios podem ser aproveitados de diversas maneiras. O importante é adicionar logo esse legume pouco calórico e muito nutritivo no seu plano alimentar, independentemente da forma de consumo, seja em pó, suco, água ou como ingrediente dos mais variados pratos.

Fonte de benefícios

A berinjela ainda tem em sua composição diversos nutrientes importantes para manter a boa forma. É o caso do cálcio. O mineral tem o poder de frear a absorção de gordura vinda dos alimentos, pois bloqueia enzimas envolvidas na formação dos adipócitos, células que armazenam gordura. “Apesar da fama de leite e derivados, o cálcio dos vegetais possui maior biodisponibilidade e são tanto ou mais ricos em cálcio do que o leite”, comenta a nutricionista Greice Caroline Baggio. Já o potássio – outro nutriente encontrado na berinjela – estimula a produção da bile, impedindo que a gordura abdominal seja estocada.

academia-berinjela

Foto: iStock.com/Getty Images

Sem milagres

Embora adicionar a berinjela à rotina alimentar já seja um passo importante para fazer as pazes com a balança, infelizmente apenas essa atitude não é suficiente. Em outras palavras, o indicado é que o consumo de ingredientes saudáveis seja aliado à prática frequente de atividades físicas. Portanto, conheça algumas atividades que ajudam na eliminação dos quilinhos extras.

academia

Foto: Shutterstock

Dança: “os estudiosos comprovam que dançar ajuda na tonificação muscular e na melhoria da flexibilidade, espanta o estresse e auxilia na perda de peso, no controle do colesterol e no condicionamento físico”, explica Caito Júnior, educador físico especialista em dança de salão para casais.

Lutas: outra forma de conquistar o corpo desejado é praticar lutas, como o Muay Thai e o Kickboxing. Por meio delas, o praticante melhora seu condicionamento físico, aumenta a resistência cardiovascular e define os músculos. Além, é claro, de emagrecer.

Ciclismo: pedalar é fácil e exige pouco investimento (depois de comprar uma bicicleta o gasto torna-se quase nulo). Esse exercício permite a perda de até 600 calorias por hora e traz inúmeros benefícios ao corpo.

Texto: Natalia Dias Negretti

Consultoria: Marcela Sansone, nutricionista; Caito Júnior, educador físico especialista em dança de salão para casais; Greice Caroline Baggio, nutricionista

LEIA MAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.