Benjamin é seguro? Dicas para organizar a fiação elétrica

Após a instalação elétrica, a escassez de tomadas pode ser um problema, que acarreta no uso de benjamin e na dificuldade de ligar todos os aparelhos

None
FOTO: iStock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/09/2016 às 19:22
Atualizado às 14:22

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A escassez de tomadas pode ser um problema, que acarreta no uso de benjamin e na dificuldade de ligar todos os aparelhos elétricos. O acúmulo de fios pelo chão pode prejudicar a locomoção dos moradores e, ainda, causar acidentes domésticos. Além disso, a estética dos cômodos também fica prejudicada, já que não é nada bonito ver aquela embromação de fios comprometendo a decoração. Quer evitar esses problemas? O eletricista Wilson José Pereira, da WL Instalações Elétricas, de Bauru (SP), dá algumas dicas básicas para não ter dor de cabeça na hora de organizar a fiação elétrica da casa.

Instalação elétrica de casa com interruptor e benjamin

FOTO: iStock.com

Usar benjamin é seguro?

O uso de benjamim (o famoso “T”) não é recomendado. Como é um equipamento que conduz energia elétrica e é constituído de componentes plásticos, corre-se o risco de derretimento. Para que uma mesma tomada seja utilizada para mais de um aparelho, faça uso de filtros de linha (conhecidos como réguas). Esses equipamentos permitem que até quatro aparelhos sejam conectados na mesma tomada. Além disso, o fusível contido nesses filtros evita que uma descarga elétrica danifique seus eletrodomésticos.

Esconda os fios

O excesso de fios que fica espalhado pelo chão pode ser enrolado e preso com fitas abraçadeiras para não soltar. Essas fitas são encontradas em lojas de material elétrico ou de construção. Se o aparelho, como um televisor, tiver um local fixo na casa, você pode esconder o fio com canaletas fixadas na parede.

Dez lâmpadas elétricas penduradas contribuindo para o uso de benjamin

FOTO: Shutterstock.com

Tomadas com novo padrão

Se a sua casa tem tomadas antigas, mas você possui equipamentos novos (cujos plugues têm os três pinos), compre filtros de linha (réguas) ou contrate um eletricista para instalar tomadas novas. O serviço não costuma ser caro quando o fio terra não é solicitado.

Adaptadores e extensão

Caso o seu imóvel já esteja equipado com as tomadas de três pinos, tome cuidado ao utilizar adaptadores para plugar seus aparelhos antigos. Assim como os benjamins, eles podem derreter ou causar acidentes. O ideal é trocar o plug do seu aparelho na assistência técnica. Também não é ideal usar extensões para aproveitar tomadas. A maioria delas é frágil e possui fios finos demais, que podem romper e causar acidentes, caso ainda esteja plugada na tomada. Além disso, prejudica a locomoção dos moradores.

LEIA TAMBÉM

Texto: Danilo Dias Gatto/Colaborador | Consultoria: Wilson José Pereira, eletricista da WL Instalações Elétricas, de Bauru (SP)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.