Tomate traz diversos benefícios ao organismo, conheça alguns deles

Você sabia que o tomate verde não é uma opção tão boa? E que ele não deve ser consumido com vinagre ou limão? Não? Então saiba tudo nessa matéria!

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Foto: Sutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/11/2016 às 13:48
Atualizado às 11:59

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O tomate é uma boa fonte de potássio, fibras, ácido fólico, além de pró-vitamina A e vitamina C. Isso sem falar na grande concentração de licopeno, substância responsável pelo tom vermelho do alimento e que é capaz de prevenir problemas cardíacos e o desenvolvimento de diversos tipos de câncer. “Também possui propriedades antioxidantes, ou seja, ele remove os radicais livres que resultam na oxidação das células, e que são produzidos durante as funções normais do corpo humano”, destaca a nutricionista Paula Castilho. O melhor de tudo é que tantos benefícios estão reunidos em pouco menos de 25 calorias, ou seja, é ainda uma ótima opção para quem está em guerra contra a balança.

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Foto: Sutterstock

Cuidado com os agrotóxicos

Embora tenha propriedades muito benéficas ao organismo, trata-se de é um dos alimentos do cardápio básico do brasileiro com maior taxa de agrotóxico em sua composição. Para evitar a ingestão desse tipo de substância, a nutricionista indica o consumo da versão orgânica do alimento. Outra dica é comprá-lo principalmente na época de safra, já que o uso de agrotóxicos tende a diminuir nesses períodos.

Fuja deles!

Se o consumo de tomate vermelho está liberado, a variação verde apresenta algumas restrições. “Principalmente para pessoas com problemas renais, cálculos, reumatismos, cardíacos e problemas nervosos”, destaca. Também é importante evitar o consumo com limão ou vinagre para não potencializar os efeitos negativos do alimento. Na lista de restrições, também devem ser incluídos os molhos e extratos de tomate industrializados. “Eles são ricos em sódio e conservantes, além das calorias serem aumentadas”, completa Paula.

Dicas práticas

  • Na hora de escolher o tomate, prefira os vermelhos e firmes. Olhe bem se não há machucados em sua casca ou mesmo na polpa.
  •  Em casa, acondicione na geladeira para aumentar a durabilidade. Se preferir, lave-os antes, mas certifique-se de secá-los muito bem para evitar a proliferação de micro-organismos.
  •  Para facilitar o preparo de molhos caseiros, congele porções de polpa de tomate já batida, mas sem tempero. “Pode ir direto para a panela”, ensina Paula.

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Texto: Redação Alto Astral

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