Os benefícios da tapioca para a dieta e para a saúde

Ela se transformou na queridinha de quem deseja emagrecer e, ainda, faz parte do cardápio de quem sofre de intolerância ao glúten

-

Muito consumida nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, a tapioca invadiu o cardápio dos mais variados restaurantes de todo o país e, de quebra, conquistou espaço na mesa das pessoas – principalmente no café da manhã. Sua fama deve-se à ausência de glúten, substância que pode causar intolerância em alguns indivíduos e que, em determinados casos, dificulta a perda de peso. “A tapioca, com certeza, é bem mais leve e tem metade das calorias do pão francês, somente 70 calorias em uma unidade média, feita com 2 colheres (sopa) da goma“, destaca a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.

Os benefícios da tapioca para a dieta e para a saúde

Foto: Shutterstock

Ótima para a dieta

Muito mais do que inovar nas receitas, a tapioca também é uma ótima opção para quem deseja fazer as pazes com a balança, sabia? Isso acontece porque, diferentemente do pão francês e do biscoito, por exemplo, a tapioca é um alimento feito com um único ingrediente: a fécula de mandioca, não apresentando gordura, glúten ou sódio em sua composição. Além disso, existe mais uma vantagem para aquelas pessoas que desejam emagrecer: não é preciso utilizar óleo no preparo da tapioca, reduzindo o consumo de calorias diárias. Outro benefício é que os ingredientes usados como recheios são bastante versáteis, contribuindo para a diminuição calórica e para a saúde (opte por ricota, cenoura, frango desfiado e outros alimentos sem alto teor de gordura).

Opção para celíacos

Por ter se tornado mais popular atualmente, esse alimento é uma boa opção para os celíacos (justamente por não ter o glúten em sua composição). “Estima-se que 1% da população mundial tenha doença celíaca, causada por uma reação alérgica grave ao glúten; já outros 10% da população podem apresentar reações do sistema imunológico intestinal por causa dele“, comenta a médica ortomolecular Luciana Granja.

SAIBA MAIS

Panqueca de tapioca
Cuscuz de tapioca com calda de coco
Bom-bocado de tapioca
Tapioca de leite condensado com coco

Ótima para o pré-treino!

Além de não apresentar gordura, conservantes e glúten em sua composição, a tapioca ainda é uma ótima fonte de carboidratos, contribuindo com a prática de atividades físicas. “Seu principal nutriente é o carboidrato, apresentando 16g em 2 colheres (sopa), que oferece energia para quem costuma se exercitar com frequência“, explica a nutricionista funcional com especialização em nutrição hospitalar e fisiologia do exercício, Christiane Bergamasco.

Atenção!

Algumas pessoas podem apresentar problemas após o consumo da tapioca, por isso é bom consultar um nutricionista antes de montar o cardápio.

Diabéticos: devem ter cautela ao consumo! Devido à baixa quantidade de fibras, a absorção do carboidrato é rápida e pode elevar a glicemia em pouco tempo. O indicado é o acréscimo de fibras, como as sementes (chia, linhaça, gergelim), aveia ou frutas.

Uso para perder peso: “Isso depende do horário de consumo (café da manhã, pré ou pós-treino) e do tipo de recheio utilizado, assim como também é importante avaliar as necessidades individuais“, comenta Christiane. Dessa forma, pessoas que querem emagrecer não devem consumir mais do que 2 a 3 colheres (sopa) da goma por dia.

Consultoria: Christiane Bergamasco, nutricionista funcional com especialização em nutrição hospitalar e fisiologia do exercício; Luciana Granja, médica ortomolecular; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular.

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência