Sementes: conheça opções que fazem uma grande diferença na saúde

As sementes podem ser pequenas no tamanho, mas oferecem gigantescas vantagens ao organismo, sabia? Vem saber mais sobre elas!

None
FOTO: Istock.com/GettyImages

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/01/2017 às 13:11
Atualizado às 13:16

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Muita gente já sabe que o consumo de alguns alimentos naturais – sobretudo os integrais – no cardápio diário beneficia a saúde. Mas o que é pouco conhecido é que a ingestão de algumas sementes e grãos no dia a dia pode trazer uma série de vantagens para o organismo! Veja agora alguns ingredientes que podem enriquecer ainda mais a sua rotina!

sementes-alimentacao-beneficios

Foto: iStock.com/Getty Images

Conheça opções de sementes que fazem uma grande diferença na saúde

Semente de abóbora

Apesar de ser desprezada por muitas pessoas, ela apresenta maior valor nutricional do que se imagina. “As sementes da abóbora contêm proteínas, aminoácidos essenciais, e são riquíssimas em fibras. Entre as gorduras presentes, destacam-se uma valiosa quantidade de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, importantes à saúde cardiovascular”, pontua a nutricionista Greice Caroline Baggio.

Além disso, existem nessas sementes alguns minerais como magnésio, zinco e também potássio, o qual auxilia no controle da pressão arterial. Não há contraindicações para o consumo dessas sementes, que podem ser ingeridas cruas, com ou sem a casca, além de ser opção inclui-las em sucos, sopas e saladas. “O principal destaque delas é a presença de cucurbitacina, que possui propriedade anti-inflamatória, útil em patologia da próstata e do sistema urinário”, finaliza a especialista.

Semente de girassol

Essa opção já é mais calórica, apresentando cerca de 580 kcal para cada 100g. No entanto, as sementes de girassol são ricas em ácidos graxos mono e poli-insaturados, contendo ainda fibras e minerais como potássio, magnésio, ferro e fósforo, além de vitaminas, entre elas betacaroteno e vitaminas do complexo B.

“Pode-se destacar que essas sementes são ricas em vitamina E, um nutriente antioxidante. Por suas vitaminas e minerais, propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, quando consumida em quantidades apreciáveis, cerca de 1 colher (sopa) ao dia, pode ser útil no controle da pressão arterial, além de auxiliar a circulação sanguínea, contribuindo para a saúde cardiovascular e óssea”, destaca Greice.

sementes-alimentacao-beneficios

Foto: iStock.com/Getty Images

Semente de mostarda

A mostarda possui uma variedade de plantas, em que se destaca a preta (que tem um sabor picante), a branca (com um sabor mais suave) e a mostarda castanha. Ela faz parte da mesma família do agrião e dela são aproveitadas suas folhas e sementes, as quais podem ser consumidas inteiras ou moídas. Seus grãos inteiros são muito utilizados em conservas, na preparação de carnes e de peixes, enquanto, em pó, pode ser utilizado no preparo do curry, além de incrementar molhos e saladas.

“Elas possuem proteínas, fibras, gorduras do tipo mono e poli-insaturada, minerais como o fósforo, ferro, zinco, selênio, cálcio e vitaminas do complexo B e elevadas concentrações de compostos fenólicos. O consumo regular pode prevenir alguns tipos de câncer, por ser rica em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias”, diz a nutricionista.

Semente de papoula

Ela contém quantidades relevantes de gorduras mono e poli-insaturadas, além de proteínas e minerais como magnésio e potássio. “Apesar de sua origem, o uso em preparações não apresenta risco de intoxicação. Além disso, possui propriedade anti-inflamatória, auxilia no processo digestivo e no sistema circulatório”, salienta Greice.

Consultoria: Greice Caroline Baggio, nutricionista

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.