Confira os benefícios da quinoa: conhecida como o grão completo!

Considerado um dos alimentos mais nutritivos que existem, o cereal é fonte de vitaminas, proteínas e fibras. Aposte nos benefícios da quinoa!

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Veja os benefícios da quinoa, um dos alimentos mais completos que existem! FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/08/2017 às 17:00
Atualizado às 11:57

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O cereal ganhou espaço nos pratos de quem se preocupa com a nutrição. E não é sem motivo: a quinoa é considerada o vegetal mais completo e apresenta alta quantidade de proteínas – justamente aquelas de alto valor biológico, que apresentam todos os aminoácidos essenciais – equivalente aos alimentos de origem animal. Por isso, é uma ótima opção para ser incluída na dieta de vegetarianos e de quem pratica exercícios físicos, já que não apresenta as gorduras que outras fontes proteicas, como a carne vermelha, contêm. Não deixe de conhecer os benefícios da quinoa!

“As necessidades proteicas são maiores em indivíduos que realizam atividade física, pois o nutriente ajuda na construção muscular e na resistência física”, afirma a nutricionista Greice Caroline Baggio. As proteínas são fundamentais para formar a massa magra do corpo, que consome mais calorias e favorece a perda de peso.

Nutrição total

Oferecendo em boa quantidade os nutrientes de maior importância para o equilíbrio do organismo, a quinoa foi considerada um alimento de alto valor nutricional pela Academia de Ciência dos Estados Unidos. Fósforo, cálcio, potássio e magnésio lideram a lista de minerais da quinoa. “Trabalhando em conjunto com o cálcio, o fósforo atua na formação óssea e dentária, mantendo a integridade do esqueleto e formando o esmalte dos dentes”, destaca Greice. Também possui boa quantidade de ferro. O mineral, por ser de origem vegetal, para ser melhor absorvido precisa da vitamina C. Para prevenir anemia com o ferro, o ideal é consumir a quinoa com uma fonte da vitamina: temperar uma salada de quinoa com limão, por exemplo.

23% da composição da quinoa são proteínas.

23% da composição da quinoa são proteínas. FOTO: Shutterstock

Entre as vitaminas, encontram-se a A, que previne problemas de visão e mantém pele e cabelos hidratados; e as do complexo B, essenciais para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. “Também possui grande quantidade de fibras, que colaboram com o trabalho intestinal e ajudam no controle dos níveis de colesterol e de glicemia no sangue”, acrescenta a nutricionista Juliana de Lucca. Cada 100g do alimento apresenta mais de 5g de fibras. Para completar os benefícios da quinoa, ela é rica em carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, demoram mais para serem absorvidos durante a digestão. Isso evita que a glicose circule em excesso no sangue, prevenindo o diabetes.

Benefícios da quinoa

Por ser fonte de carboidratos, a quinoa fornece a energia necessária para o corpo poder realizar as atividades do dia a dia, espantando o cansaço. O alimento também é fonte de triptofano, aminoácido precursor da serotonina, um neurotransmissor que age provocando sensação de relaxamento e confiança. Pesquisas recentes sugerem que a serotonina começa a agir no bebê desde o início da gestação, ajudando na formação de circuitos neurais que, durante a vida, serão usados para as funções
de aprendizado e emoção.

Texto: Marisa Sei | Consultoria: Greice Caroline Baggio e Juliana de Lucca, nutricionistas

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