Benefícios do Pilates na terceira idade: saiba por que o exercício é indicado

Os exercícios físicos são importantes em qualquer idade. Eles garantem um bom funcionamento do organismo, disposição e mais saúde. Você sabia que algumas práticas são muito indicadas para os idosos? Confira quais são os principais benefícios do Pilates na terceira idade e como ele melhora as funções do corpo!

None
A prática de exercícios físicos garante mais saúde e disposição para todas as idades! FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/02/2018 às 09:00
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Com o passar dos anos, é natural a ocorrência de perda de massa óssea e muscular, que trazem consigo dores e fraquezas em nosso corpo, características comuns do envelhecimento. Não é de hoje que as pessoas da terceira idade vêm buscando se manter mais ativas e cuidando cada vez mais da saúde e do corpo, pois os exercícios físicos tornam possível a chegada a esta fase com qualidade de vida e bem-estar. Dentre estes exercícios, o Pilates tem ganhado cada vez mais adeptos idosos devido a seus inúmeros benefícios. Pensando nisso, a Fisioterapeuta especialista em Pilates, Gabriela Fendi, explica que este método, criado por Joseph Pilates com o objetivo de corrigir posturas inadequadas, restaurar a vitalidade física, desenvolver um corpo uniforme e vigorar a mente e o espírito. Conheça quais são os principais benefícios do Pilates na terceira idade!

A prática

Os princípios básicos do Pilates são a concentração, a respiração, a estabilização/centralização, o controle, a precisão e a fluidez. “Os exercícios trabalham força, flexibilidade e consciência corporal com movimentos coordenados com a respiração, com o foco na qualidade de execução e não na quantidade de repetições”, esclarece Gabriela. Ao praticar, é notável o ganho de força, a melhora da flexibilidade, a diminuição de dores nas costas e a melhora da postura. A prática auxilia ainda na manutenção da pressão arterial, no equilíbrio da calcificação óssea e no controle do peso corporal. “O Pilates trabalha de forma direcionada às limitações de cada indivíduo de forma direcionada, ampliando a gama de movimentos e proporcionando gestos mais eficientes e estáveis”, explica. Conheça os seus principais benefícios:

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Gabriela Fendi, fisioterapeuta especialista em Pilates e pós-graduanda em osteopatia

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.