Benefícios do pepino: saiba o que esse legume traz de bom!

Além de proteger a saúde da bexiga, os benefícios do pepino podem ser grandes aliados da beleza. Invista nesse alimento para enriquecer seu dia a dia e veja o poder desse legume repleto de água!

None
O pepino ajuda a diminuir o inchaço, além de ser um ótimo diurético! FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/02/2018 às 11:00
Atualizado às 11:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O pepino tem um gosto suave e é bastante utilizado em saladas. Com seu sabor leve e textura macia, ele é composto por 90% de água: e é exatamente dela que vêm os benefícios do alimento! Sabe aquele inchaço matinal que incomoda? Muitas vezes, ele é causado pela retenção de líquidos – que vem de uma alimentação rica em sódio e mau funcionamento intestinal. E é aí que entra sua grande quantidade de água, ajudando a eliminar líquidos e fibras, essenciais contra prisão de ventre. Porém, para obter benefícios à digestão, é importante consumi-lo com a casca, sempre muito bem lavada.

Além disso, o pepino contribui para a sensação de saciedade. “Se comer muita fibra com o legume, vai demorar para acontecer o esvaziamento gástrico. A fibra sacia e libera o que está retido no intestino”, aponta o médico nutrólogo José Alves Lara Neto.

Diurético e bom para os músculos!

Utilizado em máscaras de beleza, o pepino de ação hidratante e tonificante.

Utilizado em máscaras de beleza, o pepino de ação hidratante e tonificante. FOTO: Reprodução/Pinterest

O vegetal possui eficiente ação diurética natural, reduzindo inflamações nas bexigas, protegendo e melhorando o funcionamento do fígado e rins. Concentra, ainda, quantidades consideráveis de potássio, mineral importante para as contrações musculares, para a elasticidade das células da pele e regulador do ritmo cardíaco.

O pepino é também um ingrediente bastante comum em produtos de beleza, por conta de sua ação hidratante e tonificante. Assim, pode melhorar a elasticidade da pele, amenizar olheiras, acalmar inflamações e hidratar os cabelos. Dessa forma, uma boa pedida é acrescentar esse alimento ao cardápio diário, a fim de garantir bem-estar e qualidade de vida e, de quebra,  dá para fazer uma máscara natural de beleza!

Outra boa aposta é turbinar o seu suco verde do dia a dia! Para deixar a bebida ainda mais rica, opte por acrescentar o pepino à mistura. Ele pode substituir a água, contribuindo com mais nutrientes ao suco. E o melhor é que o pepino é uma opção magrinha e saborosa: a cada 100g, contém apenas 10 calorias!

Texto: Redação Alto Atral | Consultoria: José Alves Lara Neto, médico nutrólogo

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.