Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Óleo de Prímula: poderosa arma contra a TPM, o óleo obtido a partir das sementes dessa flor ainda tem ação anti-inflamatória, melhorando dores crônicas
- O óleo é eficaz contra os sintomas da TPM FOTO: Shutterstock

Os benefícios do óleo de prímula para a saúde da mulher

Óleo de Prímula: poderosa arma contra a TPM, o óleo obtido a partir das sementes dessa flor ainda tem ação anti-inflamatória, melhorando dores crônicas

[PAGE TITLE]

Nativa da América do Norte, a prímula é uma planta que pode alcançar 1 metro de altura e produz lindas flores amarelas. O óleo de prímula é extraído das sementes e oferece reconhecidos benefícios à saúde, especialmente a feminina.

Os benefícios do óleo de prímula para a saúde da mulher

O óleo de prímula é extraído das sementes de uma flor FOTO: iStock

ÓLEO DE PRÍMULA AJUDA A DIMINUIR A TPM

Estudo feito pelo Centro de Medicina Integrada da Califórnia, nos Estados Unidos, avaliou o uso do óleo de prímula em 68 mulheres que se queixavam dos sintomas da TPM (tensão pré-mesntrual). No fim de três meses, 61% perceberam desaparecimento total dos incômodos, enquanto uma melhora parcial aconteceu em 23% das demais.

TPM: dicas para amenizar os sintomas

O óleo é eficaz contra os sintomas da TPM FOTO: Shutterstock

Essa boa ação é creditada ao ácido gamalinolênico (GLA), que origina uma substância que ajuda a equilibrar os hormônios femininos. “Acontece uma melhora na captação desses hormônios, o que resulta em diminuição dos inchaços causados por acúmulo de líquidos típico da fase pré-menstrual, além da otimização do humor”, explica a nutricionista Ângela Cardoso. Alimentos ricos em magnésio, cálcio e vitamina B6 podem potencializar o efeito do óleo contra a TPM.

É EFICAZ CONTRA DORES

Os ácidos graxos poli-insaturados do óleo de prímula, combinados com outros elementos da sua composição, podem atuar em inflamações de pele e até ajudar a recuperar o fígado danificado pelo álcool, de acordo com pesquisas ainda não concluídas feitas no Brasil.

Ainda assim, em ação conjunta com magnésio, zinco e as vitamina C, B3 e B6, esses ácidos graxos promovem a conversão do GLA em outro ácido, o araquidônico. Quanto mais ácido araquidônico circular no organismo, melhor para a coagulação sanguínea e os mecanismos pró-inflamatórios.

O óleo de prímula ainda é um eficaz anti-inflamatório, aliviando dores crônicas geradas por problemas como artrite e artrose”, complementa a nutricionista.

Os benefícios do óleo de prímula para a saúde da mulher

Óleo de prímula deve ser consumido em cápsulas FOTO: iStock

COMO CONSUMIR

Por não ter sabor agradável, o óleo de prímula não deve ser consumido in natura, ou seja, usado no preparo de pratos culinários. “A única maneira de consumir o produto é em forma de cápsulas gelatinosas. Mas fique atento para que cada uma forneça 1g do óleo, que é quantidade diária ideal”, orienta a nutricionista Ângela Cardoso.

LEIA TAMBÉM

Texto: Sabrina Cid e Melissa Marques | Consultoria: Ângela Cardoso, nutricionista.

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Estilo de vida

Os agrotóxicos estão presentes em muitos alimentos e não somente nos derivados de plantações. Entenda mais sobre os danos que eles podem causar à saúde!

Estilo de vida

O mel é um grande remédio natural, tanto para prevenir como para tratar algumas doenças. A prova disso é o seu uso medicinal. Confira mais sobre o assunto!

Estilo de vida

Fernanda Souza contou que tinha dores e incômodos com os seios grandes. Se você também deseja reduzir as mamas, entenda mais sobre essa cirurgia!

Estilo de vida

Para fugir de irritações, basta usar ingredientes naturais na limpeza da casa. Eles são baratos, não agridem o meio ambiente e nem possuem cheiro forte.

Estilo de vida

Existem mais de 150 sintomas relacionados à TPM e ainda vários tipos. Conheça os 4 mais comuns e aprenda a combater os sintomas.

Estilo de vida

A higiene da cozinha pode influenciar a qualidade dos alimentos, pois ela pode ser foco de contaminação. Veja algumas dicas de limpeza!

Estilo de vida

O estresse é um dos males do século 21. Infelizmente, as crianças não estão livres de serem afetadas por esse mal. Entenda mais sobre o assunto!

Estilo de vida

Descontar as emoções na alimentação não resolve seus problemas, e pior: gera outros. Saiba como reverter esse quadro preocupante.