Connect with us

O que você está procurando?

Seja qual for o estilo, ouvir uma música pode ser bastante prazeroso, mas você sabia que a prática também traz benefícios em diferentes tratamentos?
- Foto: Shutterstock.com

A música pode ajudar no tratamento de vários transtornos. Saiba mais!

Seja qual for o estilo, ouvir uma música pode ser bastante prazeroso, mas você sabia que a prática também traz benefícios em diferentes tratamentos?

As intervenções utilizando música podem ser realizadas em diversos locais, em grupos ou individuais. “Em musicoterapia, existem muitos trabalhos nas mais diversas áreas (oncológica, pediátrica, pós-cirúrgica, traumas, entre outras). Em clínicas, podem ser atendidas pessoas com as doenças de Alzheimer e Parkinson, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista e depressão”, exemplifica o musicoterapeuta David Maldonado.

O doutor em fisiologia geral Felipe Viegas exalta esse potencial de atingir diversas capacidades, já que a música “ativa circuitos neurais por praticamente todo o nosso cérebro, funcionando como um poderoso estimulador da função cerebral”. Para participar desses tratamentos, não existe restrição de idade; eles podem ser aplicados em crianças até idosos.

mulher deitada ouvindo musica

Foto: Shutterstock.com

O paciente não precisa saber tocar um instrumento ou ter conhecimento musical; basta estar aberto para o processo, que irá conduzi-lo a encontrar a própria musicalidade. Além da saúde, a musicoterapia pode ser utilizada em contextos escolares, governamentais, em empresas, assistência social e muitos outros.

Segundo Felipe, se houver o uso da maneira adequada, as melodias serão extremamente importantes nos tratamentos. “Associada a técnicas terapêuticas corretas, a música pode ser um dos melhores aliados já encontrados”, conclui.

O importante é ouvir música

Quando o assunto é música, sempre se cai na questão de qualidade e de gosto. Para o neurologista Mauro Muszkat, é necessário repensar esta atitude. “Tudo isso é uma questão de gradação. Precisamos sair dessa questão de que ouvir é um prazer ou um desprazer. Isso é uma questão cultural de hábito, de se colocar diante da música com uma postura mais aberta, de vê-la como uma linguagem mais ampla”, afirma.

Para que a música realmente traga o máximo de benefícios, é essencial que a pessoa tenha acesso a ela e crie o maior repertório possível, a fim de que ela se torne uma experiência para a vida. “A experiência musical como um todo envolve uma linguagem, que envolve um vocabulário”, aconselha o neurologista.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Thiago Koguchi – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultorias: David Martins de Almeida Maldonado, musicoterapeuta da clínica Musiclin, em São Carlos (SP), e especialista em neuropediatria; Felipe Viegas Rodrigues, doutor em fisiologia geral pela Universidade de São Paulo; Mauro Muszkat, neurologista

Advertisement

Estilo de vida

Os benefícios do mel são muitos, justamente por ele apresentar vitamina C, cálcio, ferro, fósforo e potássio em sua composição, sendo um aliado da saúde.

Estilo de vida

Cada idade necessita de uma atenção diferenciada, porém, em comum elas precisam de um corpo saudável. Então, confira os exercícios indicados para cada fase!

Estilo de vida

Você sabia que apesar de muito benéfico à saúde, o leite também causa alguns incômodos? Saiba quais são os problemas causados pela intolerância à lactose!

Estilo de vida

A má circulação do sangue é a grande causadora de problemas como as varizes e a trombose. Veja como se prevenir e quais cuidados tomar.

Estilo de vida

Para obter o melhor dos nutrientes da batata-doce é possível combiná-la com certos grupos de ingredientes! Confira 4 alimentos que combinam com batata-doce!

Estilo de vida

As três doenças têm ligação com o cérebro, mas cada uma apresenta as próprias características e alternativas para garantir qualidade de vida ao portador

Estilo de vida

O tratamento a laser é capaz de amenizar diversos problemas de saúde, mas gera algumas dúvidas nas pessoas. Confira questões sobre o assunto.

Estilo de vida

A oniomania é uma doença caracterizada pela compulsão por compras e outros impulsos. De ordem psicológica, ela afeta o comportamento das pessoas.