Mel: descubra os benefícios desse adoçante natural!

Os benefícios do mel são muitos, justamente por ele apresentar vitamina C, cálcio, ferro, fósforo e potássio em sua composição, sendo um aliado da saúde.

None
Dentre os benefícios do mel estão: flavonoides e ácidos fenólicos, poderosos antioxidantes. FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/03/2017 às 13:13
Atualizado às 13:32

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Muito consumido em todo o mundo, o mel é considerado um alimento completo por possuir vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6), vitamina C, ferro, cálcio, sódio, fósforo e potássio, além de conter flavonoides e ácidos fenólicos. Ele ainda é visto como um potente energético, antisséptico, digestivo, sedativo e ajuda a combater gripes e tosses. Entenda os principais benefícios do mel e por que ele é tão nutritivo!

Saiba quais os benefícios do mel para a saúde

Dentre os nutrientes do mel estão os flavonoides e os ácidos fenólicos, poderosos antioxidantes. FOTO: Shutterstock

Poderoso agente pró-saúde

O mel possui ação antioxidante, que combate os radicais livres responsáveis por inúmeras doenças, entre elas o câncer; tem ainda efeito bactericida, eliminando bactérias e fungos do organismo; aumenta a resistência física, dando mais energia ao corpo; auxilia no funcionamento intestinal e melhora problemas respiratórios em geral.

Tipos de mel

Muita gente não sabe, mas as finalidades terapêuticas do mel são determinadas pelas plantas de onde as abelhas tiraram o néctar. E como o Brasil possui uma flora bastante diversificada, a variedade de mel é enorme, sendo que há muitas opções de tratamentos naturais com o alimento. Veja as principais:

  • Silvestre: tem ação calmante, laxante e desintoxicante. Auxilia na saúde da pele, no funcionamento do sistema nervoso e das vias respiratórias.
  • Laranjeira: tem efeito calmante. Indicado para quem sofre de estresse, ansiedade e insônia.
  • Eucalipto: tem ação expectorante e ajuda a combater a tosse.
  • Alecrim: indicado para quem tem problemas no estômago e intestino. Combate irritações na garganta e tosse, controla taquicardia, pressão alta e reduz o cansaço.

Outras formas

Existem outros dois produtos das abelhas: a própolis e a geleia real. Veja!

Própolis: produzida a partir de resinas e bálsamos coletados de alguns tipos de plantas e misturados a ceras, pólen e enzimas. Ela é usada para tapar buracos e envernizar as paredes da colmeia. É utilizada pelos seres humanos como antibiótico natural, combatendo doenças respiratórias e afecções da boca.

Geleia real: serve como alimento das larvas de abelhas até o terceiro dia de vida, sendo também a refeição exclusiva da rainha na colmeia durante toda a sua vida. É produzido pelas abelhas com idade entre 2 e 5 dias. É uma substância rica em vitaminas, aminoácidos, enzimas e lipídeos, por isso é consumida pelos seres humanos para repor as taxas hormonais e ajudar na regeneração de células

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Talitta Maciel, nutricionista; Radamés Zovaro, apicultor.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.