Veja os benefícios do grão-de-bico contra o estresse

Os benefícios do grão-de-bico são responsáveis pela produção de serotonina, hormônio que da a sensação de bem-estar e tranquilidade

None
Conheça os benefícios do grão-de-bico contra o estresse. FOTO: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/07/2017 às 17:00
Atualizado às 12:39

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O grão-de-bico é um dos vegetais mais ricos em triptofano, o aminoácido precursor da serotonina. Esse neurotransmissor é responsável por regular a fome, o sono e ainda dá sensação de relaxamento e confiança. Não é à toa que a falta de serotonina está associada a muitos casos de depressão. E os benefícios do grão-de-bico não param por aí! Ele também é fonte de proteínas, necessárias para a formação e manutenção de todos os tecidos do corpo, de hormônios e para a definição dos músculos. É, portanto, uma ótima opção para quem é vegetariano.

Além de tudo isso, o alimento é fonte de fibras. “O consumo diário de fibras beneficia o trato gastrointestinal, já que estimula a mastigação prolongada e a produção de saliva, retarda o esvaziamento gástrico, aumenta a saciedade e a velocidade do trânsito intestinal. Uma refeição rica em fibras tem mais volume, portanto promove maior saciedade”, explica a nutricionista Elaine Pádua. Ponto extra para o bom humor, já que, para isso, é preciso que o intestino funcione corretamente. A prisão de ventre é capaz de piorar a irritabilidade e a ansiedade, além de enfraquecer o sistema imunológico e causar inchaço. Uma concha de grão-de-bico por dia, alternando com outras leguminosas durante a semana, é o indicado para obter todos esses benefícios.

Cheio de qualidades, o grão dá a sensação de saciedade, ideal para quem está fazendo dietas.

Cheio de qualidades, o grão dá a sensação de saciedade, ideal para quem está fazendo dietas. FOTO: iStock

Grão da felicidade

“O triptofano, aminoácido presente no grão-de-bico, participa da produção de serotonina, hormônio importante na sensação de prazer, bem-estar e confiança”, explica a nutricionista Alessandra Coelho. Por esta qualidade, o grão é recomendado no combate ao estresse, desânimo e depressão leve. Seu consumo ainda melhora o funcionamento do intestino, reduz os riscos de problemas cardiovasculares e ajuda na prevenção de osteoporose e anemia. O grão contém fibras, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, ferro, vitaminas E e do complexo B.

Alface + grão-de-bico

Que tal renovar a tradicional salada de alface com um toque de grão-de-bico? Basta cozinhar o ingrediente, esperar esfriar e espalhar sobre as folhas. Além da nova textura, o alimento irá acrescentar nutrientes que ajudam a combater o estresse, o desânimo e a depressão leve. Na hora da montagem, não jogue fora os talos da alface, pois é nessa parte da planta que se concentram as substâncias calmantes (lactupicrina e lactucina) que fazem dela um relaxante natural. Todos os benefícios do grão-de-bico, somados aos da popular verdura, são a combinação perfeita para sua refeição.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Alessandra Coelho e Elaine Pádua, nutricionistas

LEIA TAMBÉM: