ESTILO DE VIDA

Chás poderosos! Descubra os benefícios das ervas na dieta

As ervas são poderosas aliadas da nossa saúde. Além de saborosas, podem oferecer inúmeros benefícios para o organismo. Leia e saiba mais.

None
Foto: Vinicius Tupinamba/Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 31/01/2017 às 15:00
Atualizado às 14:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Elas contribuem para o combate de diversas doenças, queimam calorias, detonam a vontade de comer doces e facilitam o controle do humor. As ervas têm vários poderes que são um auxílio extra no plano de emagrecimento, por isso, selecionamos as mais indicadas para turbinar a sua dieta e ajudar você a alcançar o corpo tão desejado.

Xícara de chá de ervas

Foto: Vinicius Tupinamba/Shutterstock

Hibisco (Hibiscus sabdariffa)

Aliado do emagrecimento, ele auxilia na digestão, melhora o funcionamento do intestino e combate a retenção de líquidos. Rico em flavonoides, um antioxidante que atua contra os radicais livres, impede o envelhecimento precoce das células. Para variar o sabor do chá e também potencializar e acrescentar benefícios desintoxicantes à dieta, adicione rodelas de limão ou de maçã e as flores de hibisco na hora de ferver.

  • Contraindicações: gestantes e lactantes precisam de orientação médica para consumi-lo.

Dente-de-leão (Taraxacum officinale)

Auxilia na redução do colesterol ruim e combate azia, acne, problemas hepáticos, celulite, artrose, distúrbios menstruais e gastrite. “O chá, em que se usa a planta toda, é um poderoso digestivo, diurético, melhora o hálito, é excelente para os males do fígado e da vesícula biliar”, afirma o terapeuta José Bassit.

  • Contraindicações: pessoas com cálculos renais e irritações no intestino.

Cavalinha (Equisetum hiemale)

Fonte de nutrientes essenciais para o organismo como potássio, cálcio e vitamina C, a erva pode ser usada, em forma de chá, para fazer compressas para amenizar olheiras, combater acnes e feridas de difícil cicatrização. A cavalinha desintoxica o organismo, por conta do poder diurético, e isso faz com que seja indicada em casos de cistites e infecções urinárias. Como chá ela elimina as toxinas do organismo, reduz inchaços e previne o aparecimento de celulite.

Hortelã (Mentha piperita)

Possui propriedades calmantes, é um termogênico natural e uma erva digestiva. Além disso, impede a formação de gases, controla a ansiedade, a fome compulsiva e a vontade de comer doces.

  • Contraindicações: gestantes, mulheres em fase de amamentação, crianças menores de 6 anos e pessoas com sudorese excessiva não devem consumi-la.

Chá verde, branco, vermelho, preto e amarelo (Camellia sinesis)

Eles têm a mesma origem, o que os torna diferentes são a época de colheita e o processamento da planta, fazendo com que o sabor e as propriedades sejam modificados. Essas ervas são responsáveis por acelerar o metabolismo e, consequentemente, queimar as gorduras localizadas.

  • Chá verde: melhora a digestão e auxilia a eliminar toxinas.
  • Chá preto: o mais rico em cafeína, por isso aumenta a energia e afasta o sono.
  • Chá branco: possui muito mais polifenóis, antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce.
  • Chá vermelho: acelera o metabolismo do corpo.

Camomila (Matricaria chamomilla)

Seu chá é um grande aliado contra o estresse, já que ele ajuda a controlar a irritabilidade causada pela correria e proporciona um sono relaxante. Aliado da dieta, age contra a ansiedade, reduz o desejo por doce, facilita a digestão e reduz a formação de gases.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: José Bassit, terapeuta, especia- lista em práticas da saúde, autor do livro Estilo Saudável – A conquista da saúde integral, Editora Alaúde; Andrieli Botton, nutricionista do Hospital do Coração de Londrina, (PR); Michelle Bueno Serra, nutricionista de Curitiba (PR)

LEIA TAMBÉM