Entenda como o pilates ajuda na melhoria da saúde da pessoa idosa

Circulação sanguínea facilitada, estímulos à memória e ao raciocínio e fortalecimento dos ossos são alguns dos benefícios do pilates para a terceira idade

None
FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/11/2017 às 07:00
Atualizado às 07:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os benefícios do pilates para a terceira idade vão desde a melhora no condicionamento físico e até o aumento na qualidade da saúde de órgãos como o coração e o cérebro. Denominada carinhosamente como melhor idade, a terceira idade é um momento em que o idoso tem o melhor aproveitamento da vida, pois o olhar de quem é experiente somado a sentimentos mais aflorados fazem com que eles saibam o verdadeiro valor de cada momento vivido, com sabedoria e amor. Ao mesmo tempo, as complicações e limitações decorrentes da idade avançada exigem uma atenção maior, e um cuidado especial em relação à saúde e aos hábitos.

Processo de envelhecimento

“O idoso, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é definido pelo indivíduo com 60 anos ou mais, porém é de grande importância ressaltar que a idade cronológica pode ser muito diferente da idade biológica tendo em vista que há fatores influenciadores como genética, estilo de vida e meio em que vivem. O processo de envelhecimento é algo que vai ocorrendo ao longo da vida, tendo seu início em torno dos 30 anos. A partir desse período sabe-se que há perda de massa óssea e muscular, e que as funções do corpo, como cerebral e cardíaca, vão diminuindo com o avanço da idade”, explica a personal trainer Juliana Tormenta.

É nesse contexto que entram os exercícios físicos. Os benefícios do pilates para a terceira idade, bem como de outras formas de atividade física, auxiliam desde a manutenção do funcionamento dos órgãos, como o coração, o pulmão e o cérebro, até o fortalecimento de ossos e músculos, ajudando assim na prevenção de lesões graves no caso de quedas, por exemplo. Essas atividades são de extrema importância para o bom funcionamento não só do organismo, mas também da autoestima do idoso, que passar a ser mais independente e confiante em si mesmo. Confira agora as vantagens que a prática do pilates pode trazer aos idosos!

Texto: Da redação | Consultoria: Juliana Tormenta, personal trainer

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.