ESTILO DE VIDA

Benefícios de sobra: confira 3 motivos para você assar seus alimentos!

Assar os alimentos traz benefícios de sobra para o organismo, além de muito sabor! Entenda por que esse cuidado deve ser adotado

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/10/2016 às 18:37
Atualizado às 14:53

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Cozinhar em casa pode ser um desafio e, muitas vezes, ficamos em dúvida sobre qual é a melhor forma de preparar as refeições. De acordo com Elizabeth Machado, nutricionista docente da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), além da seleção dos ingredientes que equilibram sua composição e mantêm o sabor, o modo de preparo da refeição faz toda a diferença. “É importante entender as diferentes técnicas de preparo, a fim de optar pelo melhor método e, assim, manter o melhor de cada alimento, preservando sua saúde e não perdendo o sabor”, diz. Neste contexto, a técnica de assar pode trazer benefícios de sobra. “Basta submeter o alimento ao calor de um forno, em formas, assadeiras ou cobertos com material adequado (como papel-alumínio e embalagens próprias)”, exemplifica a nutricionista. Veja abaixo os três principais motivos para assar os alimentos:

mulher assando comida

Foto: Shutterstock.com

1 – Benefícios de sobra

“Assar alimentos pode ser o mais indicado, porque a gordura utilizada será a do alimento, dispensando outra adicional. Isso garante uma receita saborosa com os nutrientes dos próprios ingredientes”, esclarece Elizabeth. Além disso, os assados utilizam calor misto, o que possibilita cozinhar o alimento mais lentamente e com menor teor de gordura.

2 – É saboroso!

É possível assar alimentos sem alterar a textura ou o sabor. O uso de sacos para assar, por exemplo, evita o ressecamento dos ingredientes, deixando-os macios e suculentos, pois a embalagem impede a perda do líquido e o vapor formado conserva calor para o cozimento, além da preservação dos aromas.

3 – É prático!

Usar o forno pode ser mais fácil do que se imagina. Dispôr os alimentos em uma assadeira ou refratário, além de prático e rápido, pode ser mais seguro, uma vez que não se tem contato direto com o fogo, ao contrário do ato de grelhar ou fritar.

Texto: S2Publicom Comunicação Integrada/Knorr

LEIA TAMBÉM