Conheça os benefícios da maçã para digestão e muito mais!

Muito conhecida no dia a dia brasileiro, essa fruta é acessível e versátil, pode ser consumida in natura, sucos, doces e o melhor de tudo, é muito benéfica para saúde. Saiba quais são também os benefícios da maçã para digestão e conte com essa aliada!

None
Além dos benefícios da maçã para digestão, a fruta também auxilia na manutenção da saúde bucal! FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/03/2018 às 17:00
Atualizado às 12:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Por ser comum na feira e disponível praticamente o ano inteiro, ela pode não despertar tanto o interesse dos consumidores desavisados. Porém a maçã – originária do sudoeste europeu e asiático e que se adaptou perfeitamente em solo brasileiro – é muito mais que apenas um alimento na fruteira: ela é pouco calórica, rica em fibras e vitaminas, entre outros nutrientes, e seu consumo regular contribui para a manutenção da saúde. Aproveite os benefícios da maçã para digestão, circulação e até mesmo, na prevenção do câncer!

Alimento funcional

Tudo começa na casca da maçã, que contém uma fibra solúvel chamada pectina. Esse nutriente é responsável por facilitar a digestão e evitar a absorção de gorduras e açúcares pelo organismo. Ao ser levada até o intestino, ela aumenta o bolo fecal e contribui para a eliminação de toxinas. Ainda na casca concentra polifenois e flavonoides que protegem o organismo da ação dos radicais livres, prevenindo o aparecimento de tumores. Já o miolo é composto por um açúcar chamado frutose, que aliado ao grande número de fibras presente na casca, mantém a taxa de glicemia estável por mais tempo, ideal para diabéticos.

Essa fruta é rica em fibras que ajudam a regular o intestino e a manter a sensação de saciedade por mais tempo. FOTO: Shutterstock

Essa fruta é rica em fibras que ajudam a regular o intestino e a manter a sensação de saciedade por mais tempo. FOTO: Shutterstock

Orgânica é melhor?

Vegetais com agrotóxicos, inseticidas entres outros insumos químicos tendem a ser nocivos ao organismo e ainda tornam o alimento mais pobre em nutrientes. Por isso, dê preferência às versões com certificados orgânicos, para garantir melhor aproveitamento da fruta.

Digestão em dia

A maçã possui em sua composição uma fibra solúvel chamada pectina. Ela é responsável por facilitar o trânsito intestinal, já que aumenta o volume do bolo fecal e estimula a sua eliminação. Porém, para isso, é também preciso ingerir diariamente uma boa quantidade de água, caso contrário o efeito é inverso. Mais uma vez, as fibras da fruta entram em ação. “As do tipo solúveis provocam reações de fermentação, produzindo altas concentrações de substâncias específicas que, no intestino, funcionam como fonte de energia para a mucosa intestinal e como agentes protetores de vários problemas (como diarreia, inflamações intestinais e câncer de cólon)”, esclarece a nutricionista Luana Vasconcelos.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Luana Vasconcelos, nutricionista

LEIA TAMBÉM: 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.