Conheça os benefícios da chia e todas as suas formas de consumo!

Que tal aproveitar os benefícios da chia de formas diferentes? Seja em forma de farinha, cápsula ou óleo, esse alimento vai ajudar você a chapar a barriga!

None
Foto: Stela Handa/Colaboradora e Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/01/2017 às 19:47
Atualizado às 12:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A chia dispõe de uma grande quantidade de ômega 3, além de proteínas de alto valor biológico, fibras e antioxidantes. O ômega 3 é um ácido graxo que exerce diversas funções no organismo e, inclusive, auxilia na redução do acúmulo de gordura abdominal. Em conjunto com uma alimentação saudável e prática de atividades físicas, esse ingrediente pode mandar embora a barriguinha saliente! Confira os benefícios da chia e as possíveis formas de consumir esse alimento:

benefícios da chia em cápsula, óleo e farinha

Foto: Stela Handa/Colaboradora e Shutterstock.com

Hidratada

“Quando a semente é hidratada, ou seja, germinada por oito horas em água, tem a disponibilidade dos seus compostos bioativos sendo de melhor absorção e digestão”, afirma a nutricionista Robena Molinari. Ao ser deixada de molho, a chia libera substâncias que transformam a água em um gel. Por isso, se for misturada a sucos como o integral de uva, gera uma textura parecida com a geleia. Indicada para saciar a fome e murchar a barriga saliente causada pela prisão de ventre.

Óleo

Assim como o azeite e outros óleos benéficos, o óleo de chia é rico em ômegas que diminuem o acúmulo de gordura abdominal. Mas, por ser um óleo, também é bastante calórico e deve ser usado com moderação: 1 colher (sopa) para regar saladas, sopas e outros alimentos já basta para obter uma boa quantidade de ômega 3. É uma ótima opção para acelerar a queima de gordura abdominal, mas só se for incluída em uma dieta hipocalórica.

Farinha

No mercado, é possível encontrar a farinha de chia pronta para o consumo. Pode ser usada da mesma forma que a semente integral, misturada em iogurtes, frutas, sopas, sucos e vitaminas, mas tem uma vantagem: substitui parte da farinha de trigo nas receitas. Os benefícios da chia em forma de farinha são diversos, entre eles o fato de que ela concentra mais fibras, que melhoram o funcionamento do intestino. Boa opção para consumir mais nutrientes no dia a dia.

Cápsulas

As cápsulas de óleo de chia oferecem ótima quantidade de ômega 3 e podem ser indicadas para quem não gosta do sabor do óleo, nem da textura das sementes, mas quer aproveitar os benefícios do alimento. Porém, o produto só deve ser consumido com a orientação de um nutricionista, já que a quantidade varia de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Robena Molinari, nutricionista

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.