ESTILO DE VIDA

Você conhece os benefícios da chia contra osteoporose?

Além do auxílio na prevenção do câncer de mama e do diabetes, os benefícios da chia contra osteoporose fazem da semente uma aliada importante na alimentação

None
Aposte na chia para manter os ossos saudáveis. FOTO: iStock.com e Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/09/2017 às 07:00
Atualizado às 12:40

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Assim como a linhaça e a quinoa, a chia é um cereal que vem ganhando espaço na dieta de muita gente, e com motivos de sobra: além de rica em fibras, ômega 3 – poderoso antioxidante que ajuda no combate aos radicais livres – e outros nutrientes essenciais para a saúde, a semente traz diversos benefícios ao corpo, auxiliando desde em processos como a perda de peso, até na prevenção de doenças cardiovasculares, do câncer de mama e do diabetes. A seguir, vamos explorar outras dessas qualidades, que são os benefícios da chia contra osteoporose. Confira!

Mantendo os ossos fortes

Além dos nutrientes já citados, a chia também é fonte de outro elemento importante: o cálcio. Esse mineral é essencial para manter a saúde óssea estável, o que faz do cereal um aliado importante no combate ao desgaste dos ossos, já que 25g dela são capazes de proporcionar, aproximadamente, 21% da taxa diária ideal de cálcio para o organismo.

“O cálcio presente na chia ajuda na formação da massa óssea, evitando a osteoporose”, afirma a nutricionista Márcia Loureiro. Segundo a especialista, os benefícios da chia contra osteoporose são comprovados em números: uma porção de 100g do cereal possui seis vezes mais cálcio do que meio copo de leite integral, que tem em média 246mg do nutriente, o que faz da chia uma forte aliada no processo de prevenção do desgaste dos ossos.

Texto: João Paulo Fernandes/Colaborador | Consultoria: Márcia Loureiro, nutricionista

LEIA TAMBÉM