ESTILO DE VIDA

Benefícios da água para o bem-estar e para os quilos a menos na balança!

O principal ingrediente para os quilos a menos pode estar bem na sua frente!Conheça os benefícios da água para a dieta e não abra mão do líquido nunca mais!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/09/2016 às 19:09
Atualizado às 14:50

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A água é o elemento regulador mais importante do corpo humano. Presente em 70% do organismo, ela ajuda no transporte de nutrientes e oxigênio para as células, tem poder diurético, regula a temperatura corporal, além de sua capacidade de desintoxicar o corpo.  Tudo isso pode contribuir não somente para a perda de peso, mas para a sensação de bem-estar generalizada! Confira esses e outros benefícios da água e não abra mão desse líquido precioso nunca mais!

Mulher segurando copo de água e sorrindo timidamente

Foto: iStock.com/Getty Images

Emagrece mesmo?

Que essa bebida é vital para o bom funcionamento do organismo, não é novidade. O que poucos sabem é que um dos benefícios da água é que ela  também ajuda a emagrecer. “A água, sobretudo quando gelada, acelera o metabolismo, o que impulsiona o processo de emagrecimento”, comenta a nutricionista Bruna Quaglio. Além disso, beber de oito a dez copos do líquido por dia gera um gasto médio de 200 calorias, o que associado a hábitos alimentares saudáveis e à prática de exercícios físicos pode garantir o sucesso da dieta.

Função detox

Apesar dos minerais em sua composição, a água tem função desintoxicante. “Mesmo em pequenas quantidades, ela é capaz de eliminar resíduos inúteis pelos rins e garantir a eficiência dos processos fisiológicos da digestão, absorção e excreção, resultando no sucesso do processo de emagrecimento”, acrescenta Bruna. O líquido contribui ainda para o bom funcionamento dos rins, órgão que auxilia na eliminação de impurezas, além de evitar a retenção hídrica e o inchaço. Quando associada ao consumo de fibras, ela facilita o trânsito intestinal, limpando as substâncias tóxicas e resíduos do organismo e prevenindo o aparecimento da celulite, por exemplo.

Disposição total!

Segundo a nutricionista, a correta hidratação tem fator crucial para o balanço hidroeletrolítico do corpo durante o exercício físico e possui ação direta no desempenho. Inclusive, a fadiga precoce ao praticar atividades físicas geralmente está relacionada à desidratação. Beber água, além de energizar os músculos e ajudar a otimizar os treinos, também garante a troca de nutrientes entre as células de todos os órgãos e o seu melhor aproveitamento, o que resulta em mais vigor, saúde e disposição.

Não peque pelo excesso!

Beber água durante o dia é fundamental, porém, exagerar nessa quantidade pode transformar os benefícios da água em elementos prejudiciais à saúde. O ideal é tomar, aproximamente , 2,5 litros de água por dia, lembrando de sempre dividir bem, de 200ml em 200ml. “Se você tomar de uma vez excretará a maior parte e não terá a função correta. Para praticantes de exercício físico e atletas, essa dosagem deve ser feita por um nutricionista, pois dependendo da modalidade é necessário associar a água a um repositor eletrolítico”, salienta a profissional. Além disso, é preciso levar em conta a quantidade de água presente nos alimentos que consumimos, dando preferência para verduras e legumes ao invés dos industrializados.

LEIA TAMBÉM

Texto: Mariana Siqueira/Colaboradora | Consultoria: Bruna Quaglio, nutricionista clínica e especialista em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela Universidade de São Paulo (USP)