Conheça os benefícios da abóbora para a pele e os olhos

Fonte de vitamina A e antioxidantes, a abóbora combate o envelhecimento, protege a visão e tem uma série de benefícios para o corpo

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/11/2016 às 12:18
Atualizado às 12:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A cor da abóbora já entrega: ela é rica em betacaroteno, um carotenoide responsável pelos tons alaranjados dos alimentos e que, após ingerido, converte-se em vitamina A, fundamental para a saúde dos olhos, da pele e do cabelo, além de fortalecer o sistema imunológico. “Os vegetais verde-escuros e frutas e vegetais de coloração amarela, alaranjada ou avermelhada são ricos em carotenoides. Esses alimentos, como por exemplo, a abóbora e a cenoura, protegem contra xeroftalmia (‘olhos secos’), cataratas e outras doenças oculares, além de auxiliar na imunidade do organismo contra infecções”, afirma a nutricionista Clarissa Baia Bargas Uezima. Ele tem ainda grande poder antioxidante, combatendo os radicais livres do organismo, o que impede o aparecimento de tumores e o envelhecimento precoce de todo o corpo.

abóbora

Foto: Shutterstock

Vitamina A

Presente na natureza na forma de retinol (fontes animais) e alguns carotenoides (fontes vegetais), a vitamina A se transforma em ácido retinoico no organismo por meio da alimentação. Uma de suas principais funções é estar presente na composição das proteínas responsáveis pela reação dos olhos à luz, o que torna a visão possível, sendo essencial para a saúde ocular. Além disso, é essencial para a saúde da pele, sendo o queridinho de quem não abre mão do bronzeado.

“O betacaroteno é uma substância responsável pela manutenção da cor da nossa pele, e auxilia na manutenção do bronzeado”, destaca Clarissa. A carência da vitamina pode acarretar doenças oculares, atraso no crescimento (no caso de crianças), perda de peso, baixa imunidade e problemas na reprodução. Já o exagero também deve ser evitado. “O excesso de vitamina A pode ser tóxico ao organismo, causando sintomas como irritabilidade, gengivite, náuseas e fadiga”, alerta a nutricionista Greice Caroline Baggio. Porém, quando o nutriente provém do betacaroteno, o corpo tem a capacidade de excretar o nível excedente, prevenindo esses problemas. O recomendado é consumir até 1,3mg de vitamina A por dia.

Antioxidantes

O corpo humano é repleto de radicais livres naturais ao organismo. Eles têm participação na manutenção das células, porém, quando estão presentes em excesso, colaboram para problemas de saúde, como o envelhecimento precoce e o surgimento de tumores. Por isso a importância de consumir alimentos ricos em antioxidantes, pois ajudam a combater os radicais livres. A abóbora é uma ótima fonte de antioxidante, já que, além do betacaroteno que também possui essa ação, ela ainda contém vitamina C, outra substância que combate os radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo os tecidos. Assim, a saúde da pele, unhas e cabelos está diretamente ligada a estas vitaminas.

LEIA MAIS:

Texto: Redação Alto Astral

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.