Descubra os benefícios do brócolis e turbine sua saúde!

Parente da couve-flor, o brócolis é uma hortaliça muito nutritiva, que ajuda na formação do sistema nervoso, protege o coração e regula a pressão!

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FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 14/02/2017 às 13:09
Atualizado às 13:26

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Parente da couve-flor e do repolho, o brócolis é uma hortaliça muito nutritiva, que ajuda na formação do sistema nervoso, protege o coração e regula a pressão! Confira mais propriedades desse vegetal indispensável!

brócolis

FOTO: iStock.com/Getty Images

Antes de nascer

O brócolis é um alimento precioso, especialmente para as grávidas. “Toda mulher grávida deveria comer brócolis”, afirma o nutrólogo José Alves Lara Neto. Isso porque o vegetal contém ótima quantidade de ácido fólico, fundamental para a formação do sistema nervoso do feto. O nutriente também melhora o desempenho cognitivo, fortalece a imunidade e, combinado com a vitamina B12 (presente no fígado, leite e ovo), combate a aterosclerose.

Contra o câncer

“Estudos comprovam a eficácia do brócolis na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de bexiga, mama e próstata”, diz a nutricionista Teresa Labanca. Betacaroteno, luteína, zeaxantina e sulforafano são as principais substâncias antioxidantes presentes no vegetal que previnem o envelhecimento precoce, fortalecem o coração e os vasos sanguíneos e estimulam o sistema imunológico.

Nutriente especial

O sulforafano merece destaque, pois, além das propriedades antioxidantes que tem, age como antibiótico, combatendo a bactéria Helicobacter pylori, causadora de gastrite, úlcera e até câncer estomacal. A substância estimula a produção de enzimas neutralizadoras de toxinas cancerígenas e relaxa as artérias, reduzindo a pressão arterial. Também age nos pulmões, removendo impurezas provenientes de poluição e fumaça, sendo forte aliado no tratamento da tosse.

Rico em minerais

O brócolis também é fonte de cálcio, mineral que ajuda a formar ossos e dentes e previne a osteoporose. Ainda tem grande quantidade de ferro, ajudando a prevenir e combater anemia.

Como e quanto?

Prefira o brócolis que estiver mais verde, pois folhas amareladas indicam que o alimento não está fresco. Na hora do preparo, cozinhe rapidamente no vapor para que os nutrientes não se percam. “Comer 1 xícara (chá) 3 vezes por semana é o recomendado. Pesquisas apontam que essa quantidade diminui em 45% os riscos de câncer de próstata”, diz Teresa Labanca.

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: José Alves Lara Neto, médico nutrólogo, vice-presidente da ABRAN e coordenador do Departamento de Transtornos Alimentares da ABRAN; Teresa Labanca, nutricionista 

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