5 benefícios da banana verde para a saúde do seu corpo!

Listamos alguns dos motivos para você não deixar a banana verde amadurecer. Confira como ela pode contribuir para a sua saúde!

None
A banana verde auxilia o intestino, previne o diabetes e diminui o colesterol ruimFOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/03/2017 às 13:31
Atualizado às 13:34

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A consistência adstringente e o sabor da fruta antes do amadurecimento podem não ser tão agradáveis ao paladar, mas contam com uma propriedade adicional que garante diversos benefícios à saúde e ainda favorece o emagrecimento. Quer um exemplo? “A banana verde possui alto teor de amido resistente (AR), um tipo de carboidrato que vai sendo utilizado pelo nosso organismo mais devagar e deixa a fome controlada por mais tempo”, destaca a nutricionista Juliana Garcia. Mas esses são apenas alguns dos motivos pelos quais você deve investir na banana verde. Conheça os outros!

A banana verde é uma grande aliada da saúde

A banana verde auxilia o intestino, previne o diabetes e diminui o colesterol ruim. FOTO: Shutterstock

1. Intestino funcionando

Fermentada no intestino grosso, a banana verde atua como prebiótico, fornecendo substrato para o crescimento da flora bacteriana que garante a saúde do intestino. Além disso, o benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar insolú- vel. Como resultado, mantém o órgão trabalhando direitinho, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes, além de reduzir o risco de diarreia, constipação e doenças intestinais, como o câncer.

2. Reduz o colesterol

O amido resistente encontrado na fruta atua na redução da produção de colesterol ruim (LDL) pelo fígado e aumenta a sua eliminação pelos ácidos biliares. Também diminui o nível de triglicérides. Tais substâncias são responsáveis pelo acúmulo de placas de gordura nas artérias, causando problemas cardiovasculares, como hipertensão e infarto

3. Saciedade prolongada

Por conter baixo teor de açúcares de absorção rápida e alto teor de amido resistente, a polpa da banana verde age no organismo como fibra alimentar. Dentre os benefícios, diminui a velocidade da digestão e absorção de substâncias, espantando a fome fora de hora e garantindo saciedade por mais tempo.

4. Controla o diabetes

Devido à digestão lenta e ao baixo índice glicêmico, o alimento ajuda a controlar o diabetes e ainda atua na prevenção do tipo 2 da doença. “Em estudos, foi observado que o consumo da banana verde causa menor secreção de insulina no organismo”, afirma a nutricionista e farmacêutica Eliane Petean Arena.

5. Aumenta a imunidade

A flora intestinal é também responsável por prevenir doenças, especialmente ao combater bactérias que entram em nosso organismo por meio da alimentação. Ao preservar a mucosa intestinal, o amido resistente presente na polpa da fruta aumenta a barreira do organismo contra substâncias maléficas e causadoras de doenças.

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Eliane Petean Arena, nutricionista e farmacêutica; Juliana Garcia, nutricionista

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.