ESTILO DE VIDA

Confira os benefícios dos alimentos orgânicos

Alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem o uso de agrotóxicos e que, por isso são os ideais para quem deseja manter uma alimentação saudável.

None
Foto shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 10/08/2016 às 20:00
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Alimentos orgânicos são aqueles que foram cultivados sem agrotóxicos. Para serem considerados orgânicos, os alimentos precisam respeitar uma lista de recomendações. Segundo a lei, a produção orgânica deve oferecer produtos saudáveis, isentos de contaminantes intencionais, preservando a diversidade biológica dos ecossistemas naturais.

Mulher, morena, cabelo liso, preso, segurando caixa com vegetais

Foto shutterstock.com

Orgânico, bom porque?

As vantagens de optar pelos orgânicos são muitas. Eles são totalmente isentos de adubos químicos, agrotóxicos ou insumos geneticamente modificados, tendo como o objetivo minimizar qualquer tipo de item contaminante que ponha em risco a saúde do consumidor, do agricultor e do meio ambiente.

Conquistando consumidores!

Com tantos benefícios, o número de pessoas interessadas em trocar os alimentos tradicionais pelos orgânicos só vem aumentando. A taxa de crescimento na década de 90 até meados dos anos 2000 foi acima de 20% ao ano, tanto na área ocupada com produtos orgânicos quanto na produção. O setor está em fase de consolidação no mercado consumidor.

Tomates, melancia, pimentão, milho, abóbra

Foto iStock.com / getty images

Outros benefícios

“Mais um ponto importante a destacar é que evitamos também o consumo de conservantes, corantes e estabilizantes, que tornam a dieta muito ácida e que, por sua vez, provoca malefícios para a saúde da flora intestinal, aos órgãos e ainda causam desequilíbrio para a saúde óssea”, revela a nutricionista Carla Cotta. Portanto, vale a pena também investir nos alimentos industrializados orgânicos, como geleias, biscoitos e sucos.

Naturais de verdade!

Assim podem ser definidos os alimentos orgânicos: naturais. Eles não possuem aditivos químicos, assim sendo, conseguem oferecer ao organismo os nutrientes de que necessitam, sem substâncias prejudiciais. “Quando consumimos alimentos orgânicos, estamos ingerindo um maior aporte de nutrientes e fitoquímicos benéficos à saúde”, afirma Carla Cotta.

Mãe, filha, felizes, abraço, sorrindo, bicicleta

Foto shutterstock.com

Mudança de hábitos

O recomendado é que, junto com o consumo de orgânicos, haja a consciência da necessidade de uma alimentação equilibrada, que forneça nutrientes em quantidades adequadas. Reduza o consumo de produtos processados, ricos em açúcar, sódio e outras substâncias que, em excesso, prejudicam as funções do organismo. “O ideal é que a maioria dos alimentos consumidos seja de origem orgânica, principalmente os alimentos da cesta básica, para que possamos obter benefícios e nutrientes, sem exageros nos consumos de ‘aditivos químicos’, como é feito no cultivo tradicional”, destaca a nutricionista.

Saiba mais

Açaí previne o envelhecimento precoce 

Gengibre combate inflamações 

Parto prematuro pode acontecer por má alimentação

Consultoria Carla Cotta, nutricionista