3 benefícios do alho para turbinar sua saúde

O sistema cardiovascular tem no alho um grande aliado. No entanto, os benefícios do alimento ao organismo vão muito além disso! Confira!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/11/2016 às 11:55
Atualizado às 12:40

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O sistema cardiovascular tem no alho um grande aliado. Da mesma forma, o tempero ajuda a manter afastadas doenças ligadas aos radicais livres, como câncer. No entanto, os benefícios do alimento ao organismo vão muito além disso! Que tal conhecer 3 vantagens de incluir o alho ao cardápio?

tabua-madeira-dentes-alho-cabeca-casca-cesta

Foto: Shutterstock

1. Imunidade em alta

Rico em sais minerais, o tempero é fonte de selênio e zinco, que agem no sistema imunológico fortalecendo-o. Além disso, a alicina, responsável pelo forte odor do bulbo, ainda ajuda a exterminar micro-organismos nocivos. “Estudos mostram que o alho age contra vírus, bactérias e fungos”, destaca a nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori. Com a imunidade alta, o organismo fica blindado contra infecções e inflamações, evitando doenças corriqueiras, como gripes e resfriados, até outras mais graves. “O consumo de alho age no sistema imunológico por ser um poderoso analgésico, antioxidante, anti-inflamatório e anticoagulante”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio.

cabeca-alho-dentes-casca

Foto: iStock .com/Getty Images

2. Sem hálito ruim

O alho é conhecido por deixar seu sabor marcante no hálito, quando comido em excesso. Para evitar que isso ocorra, basta misturar um limão espremido e a mesma quantidade de água, e tomar após a ingestão do tempero. A fruta é capaz de deixar o hálito livre do odor indesejado.

3. Pele jovem

A grande concentração de potássio no alho ajuda a pele a ter mais firmeza. O mineral atua no metabolismo celular, ajudando a manter a água dentro das células. Ter um organismo hidratado é garantia de pele saudável e bonita. Mas atenção: não esqueça do consumo abundante e regular de água, ok?

Texto Natália Negretti

Consultoria Greice Caroline Baggio, nutricionista; Vanderlí Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta

LEIA TAMBÉM: