Conheça os benefícios da água de coco para sua saúde!

Hidratante natural e cheia de sabor, a água de coco é ideal para repor os minerais perdidos com a prática de atividades físicas, por exemplo!

None
A água de coco é uma excelente maneira de sair do convencional na hora de se hidratar! FOTO: Shuterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/03/2017 às 10:19
Atualizado às 13:39

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Refrescância. Essa é uma das primeiras palavras que nos remete à água de coco, especialmente aquela bem gelada, com água escorrendo por todos os lados. E não se trata de uma mera sensação: de fato, essa bebida tem um papel extremamente importante no nosso processo de hidratação. Entenda como isso funciona em nosso corpo!

água de coco

A água de coco é uma excelente maneira de sair do convencional na hora de se hidratar! FOTO: Shutterstock

Perdas e ganhos

Durante o nosso dia a dia, principalmente por conta da transpiração, acabamos por eliminar muitos minerais do nosso organismo. E a água de coco acaba sendo uma mão na roda no momento de recuperar tudo isso, pois trata-se de um hidratante natural, uma espécie de soro fisiológico. “Os eletrólitos presentes nesse líquido fazem com que a absorção dos minerais seja mais efetiva e, desse modo, a excreção desses minerais fica diminuída”, explica a nutróloga Alice Amaral.
Tal utilidade da água de coco foi descoberta há bastante tempo. “Para se ter uma ideia, a água de coco foi usada na 2ª Guerra Mundial como soro fisiológico, aplicada na veia de soldados feridos”, complementa a profissional.

Auxílio na atividade física

Para quem pratica esportes com frequência, o potencial de hidratação da água de coco pode ser ainda mais explorado, afinal, a eliminação de suor durante a atividade física é muito grande. “Ela é rica em sódio e potássio, elementos que perdemos através do suor durante a prática de atividades físicas”, indica o nutricionista esportivo Ricardo Zanuto. “Por ser absorvida rapidamente, a água de coco é excelente para ajudar na recuperação dessas perdas, por isso, funciona como um isotônico natural”.

Se, após realizar os exercícios, tomarmos apenas água, os minerais perdidos não são repostos, podendo causar complicações mais sérias. “A não restauração desses elementos pode provocar a hiponatremia, que é a baixa concentração de sódio, e a hipopotassemia, que consiste na baixa concentração de potássio”, aponta Alice. Por tabela, esse líquido evita o aparecimento de câimbras pós-atividade física e melhora a disposição.

água de coco

Com a ajuda da bebida, os minerais perdidos durante a prática de exercícios físicos são repostos naturalmente. FOTO: Istock.com/GettyImages

Importância da água

A água de coco traz diversas vantagens ao nosso corpo, especialmente depois de atividades físicas, mas não se pode esquecer da importância de se consumir a água mineral também. Além de não conter calorias como a sua versão retirada do coco, a água é vital para o funcionamento do nosso organismo – estima-se que mais de 70% do peso do corpo seja composto pelo líquido.

Assim, ela é fundamental para regular a temperatura corporal, absorver e transportar nutrientes, afastar as toxinas, e até colabora para deixar a pele mais bonita. A quantidade diária recomendada é de dois litros ao dia por pessoa, embora possa variar de caso a caso. O ideal é manter sempre uma garrafa por perto, para repor constantemente as perdas de líquidos e estimular a ida ao banheiro.

Consultoria Alice Amaral, nutróloga; Ricardo Zanuto, nutricionista esportivo; Blog Ministério da Saúde (www.blog.saude.gov.br)
Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.