ESTILO DE VIDA

Ser bem-humorado significa ter mais saúde física e mental

Você sabia que ser bem-humorado possui vantagens para a saúde mental e física? As brincadeiras fazem um bem danado ao organismo. Confira!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/01/2017 às 13:46
Atualizado às 13:13

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você é do tipo que faz brincadeira com tudo e com todo mundo ou conhece alguém que perde o amigo mas não perde a piada? Saiba que isso pode favorecer a saúde mental e física. Ser bem-humorado e brincalhão oferece uma série de benefícios para os traços de personalidade de uma pessoa, informou uma pesquisa publicada na revista científica “Personality and Individual Differences”.

Um grupo de pesquisadores da Universidade Martin Luther de Halle-Wittenberg, na Alemanha, liderado pelo psicólogo René Proyer, afirmou que ser engraçado torna a maioria dos adultos bons observadores, fazendo-os enxergar as coisas a partir de novas perspectivas, além de transformar atitudes monótonas em atos mais interessantes.

Mulher, bom humor

Foto Shutterstock.com

Três mil pessoas participaram do estudo que também identificou quatro tipos de brincalhões: há aqueles que gostam de brincar com amigos e parentes; os que são mais lúdicos e fazem da vida uma espécie de jogo; os que fazem brincadeiras mais intelectuais usando pensamentos e ideias; e, por fim, o perfil brincalhão lunático, aquele que se interessa por coisas estranhas e incomuns e faz palhaçada com as pequenas situações diárias.

Segundo a pesquisa, essas características são capazes até de se sobreporem a outros cinco grandes traços de personalidade de uma pessoa: extroversão, afabilidade, consciência, estabilidade emocional e abertura às novas experiências.

“Uma pessoa bem-humorada e divertida tem uma produção muito grande de neurotransmissores como dopamina, serotonina e noradrenalina, responsáveis por inúmeras funções fisiológicas importantes”, explica a psiquiatria Júlia Khoury.

idosos rindo = Ser bem-humorado significa ter mais saúde física e mental

Foto: iStock.com/Getty Images

Terapia

Além do bom humor, o riso também é um aliado da saúde aos tratamentos de depressão, por exemplo. Rir relaxa, dando uma sensação de bem-estar. Portanto, ponto para quem é bem-humorado.

Ciclo

A química liberada pelo bom humor é cíclica. Ou seja, o cérebro se acostuma ao bem-estar, exigindo mais daquilo que proporcionou a sensação.

LEIA TAMBÉM: