Vai fazer as unhas em casa? Confira 7 dicas para conseguir resultados de salão!

Muitas mulheres gostam de manter as unhas sempre bem feitas e na maioria das vezes recorrem a um salão de beleza para conseguir o resultado desejado. No entanto, seja por falta de dinheiro ou tempo, visitar um salão pode se tornar inviável. Se você se encaixa nesta situação, confira abaixo 7 dicas que separamos para você fazer o trabalho de manicure em casa!

Manicure em casa: 7 dicas para ter unhas de salão!

Manicure em casa: dicas para ter unhas de salão

Foto: Shutterstock

1 – Kit básico

Antes de fazer o trabalho de manicure em casa, é preciso ter os itens básicos para cuidar devidamente das unhas. De acordo com o estilista de unhas Marcelo Santos, do Espaço Glecciano Luz, os materiais necessários para iniciantes são: alicate de cutícula, alicate de corte para os pés, tesourinha para as mãos, palito, algodão, base, removedor de esmalte e lixa. Esta última, inclusive, deve ser reta e bem resistente. “Se houver ondulações, não compre“, ensina.

2 – Como cortar e lixar corretamente

Para cortar as unhas das mãos, prefira usar uma tesourinha própria para este tipo de trabalho. Além disso, seja bem cuidadosa para deixar todas as unhas do mesmo tamanho. Depois, faça o acabamento com a lixa – passo que definirá o formato. “Lixar não só no sentido horizontal, mas também no vertical, ajuda a deixá-las mais bonitas“, orienta o estilista de unhas.

3 – Retirando cutículas sem machucar

Antes de retirar as cutículas, é preciso amolecer a pele que reveste as unhas para que ela possa ser empurrada com facilidade e se desgrude da superfície da unha. “O ideal é usar cremes próprios para amolecer a cutícula em vez de mergulhar os dedos na água“, orienta o especialista. Depois, usando o alicate de cutícula, retire apenas o excesso de cutículas, com cuidado para não se machucar. Ou se preferir, apenas empurre a pele.

4 – Base e finalização

A utilização da base é superimportante no processo, pois é este produto que irá ajudar na proteção das unhas. Escolha uma base que seja adequada com o seu tipo de unha (você pode usar uma base fortalecedora, por exemplo) e passe uma camada do produto. Depois de secar, complete com o esmalte desejado e retire o excesso nos cantos com algodão e palito.

Manicure em casa

Foto: iStock

5 – Está sem tempo?

Para quem sofre com a rotina corrida e não tem muito tempo de cuidar das unhas, passar esmalte e aplicar adesivos, Marcelo recomenda parar o processo na base e abrir mão do esmalte, o que já dá um efeito de “unha feita”.

6 – Para fortalecer

Se as suas unhas são fracas e vivem quebrando – o que praticamente te deixa sem oportunidade de vê-las grandes – uma sugestão é usar o óleo de cravo, um grande aliado das manicures. “Passe para fortificar as unhas e evitar micoses“, ensina Santos.

7 – Mantenha a higiene dos materiais

A higienização dos itens, mesmo que seja feito o trabalho de manicure em casa, devem ser higienizados para evitar infecções ou até mesmo doenças. Portanto, para esterilizar seus alicates, o especialista explica que fervê-los não é suficiente. “O ideal é entregar o kit para a manicure esterilizar no salão e, depois, levá-lo para casa“, diz.

LEIA TAMBÉM: